Relator do texto do marco fiscal diz que esboço do relatório está pronto, mas discute pontos sensíveis

720

     Porto Alegre, 10 de maio de 2023 – O relator do texto do novo arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), disse hoje, em entrevista à Globo News, que o texto do seu relatório já está com o esboço pronto. Mas que está dialogando no Congresso alguns pontos sensíveis para definir a apresentação do texto, além do retorno da equipe econômica do governo.

     Segundo o relator, os pontos ainda em discussão são a criação de uma espécie de gatilho sobre o não atendimento das metas estabelecidas e os prazos para a divulgação do acompanhamento da nova regra. Cajado disse que é importante buscar um equilíbrio sobre as punições desse gatilho e a não indicação de sanções.

     O relator deixou claro que não está sendo cogitada a possibilidade de a sanção implicar em crime de responsabilidade contra o presidente da República. “Trabalhamos com lei de responsabilidade fiscal”, destacou, acrescentando que a ideia é obter os votos necessários para a aprovação do texto e com uma ampla margem, para dar segurança ao mercado e à sociedade.

     Cajado não descartou a possibilidade de apresentar o texto final até amanhã, mas condicionou a entrega ao retorno a ser recebido pelo governo sobre os pontos considerados sensíveis. “O tempo para a apresentação vai estar atrelado à cotação do projeto”, conclui, lembrando que isso depende ainda da definição do presidente da Câmara, Arthur Lira.

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA