Porto Alegre, 14 de novembro de 2023 – De acordo com o último relatório de embarques nos portos brasileiros, o line-up, organizado por SAFRAS & Mercado, aproximadamente 30,5 mil toneladas ainda estão programadas para embarcar no mês de novembro e pelo menos 26,74 mil já foram, de fato, embarcadas.
No acumulado para a temporada (março/novembro), os registros de exportação de arroz (base casca) chegam a 1,045 milhão de toneladas. Em 2022, o acumulado era de 1,806 milhão de toneladas. Os principais destinos dos embarques neste mês são Senegal, Costa Rica, Venezuela e Gâmbia.
“O dólar, enfraquecido e recentemente operando abaixo de R$ 4,90, tem apresentado desafios para o fechamento de novos negócios de exportação”, destaca o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira. “Simultaneamente, a atratividade dos preços norte-americanos mantém mercados cruciais para o Brasil, como o México, cativos, embora tenha praticamente se abstido de compras ao longo do mês de outubro”, acrescenta.
Mesmo diante desse cenário, outubro registrou volumes exportados satisfatórios, com os quebrados liderando e sendo responsáveis pelos maiores volumes.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA