Regiões do centro e do norte do Brasil terão semana marcada por chuvas – Rural Clima

717

Porto Alegre, 22 de janeiro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana será marcada por chuvas nas regiões do centro e do norte do Brasil.

Entre hoje e amanhã pode haver precipitações no norte do Paraguai, sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná. Depois esse sistema deve se deslocar para a faixa central e norte do país, provocando precipitações, ora mais intensas, ora em forma de pancadas. “Deveremos ter chuvas na região do Matopiba e até mesmo no interior do Nordeste. As precipitações serão frequentes entre São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás nos primeiros dias da semana. Em áreas de Goiás, da Bahia e do sul do Tocantins, fica o alerta de que as chuvas podem ser pontualmente mais fortes”, destaca a meteorologista Ludmila Camparotto.

Entre terça-feira e quarta-feira, o tempo começará a abrir em Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no sul de Goiás, no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais . “O sistema ficará mais concentrado no centro-norte de Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, no Matopiba, em grande parte de Rondônia e do Pará. Grande parte do Nordeste terá possibilidade de chuvas, principalmente na Bahia. Mas na região de litoral de Alagoas e Sergipe a chuva será menos frequente, com volumes irregulares”, pontua.

Ludmila acrescenta que toda a faixa leste do Paraná e do Sudeste poderá ter chuvas, o que pode comprometer os trabalhos nos portos. O tempo tende a ficar úmido também sobre Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com possibilidade de algumas chuvas.

No final do mês, a frente deve descer do centro do país em direção ao sul e pode haver chuvas, ainda que irregulares, em parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. “Porém, o ingresso de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil está previsto somente para a segunda semana de fevereiro”, acrescenta.

Paraguai

Ludmila explica que o tempo tende a ficar mais aberto no Paraguai ao longo dos próximos 15 dias, assim como na Argentina, com as frentes frias mais concentradas no centro e norte do Brasil.

Entre hoje e amanhã, porém, com uma frente fria se formando no país, a Região do Chaco, de Filadélfia e de fronteira com a Bolívia podem ter chuvas melhores. Mas na região central e sul do Paraguai as chuvas podem ser muito irregulares.

Esse sistema deve se afastar para o centro-norte do Brasil a partir de amanhã e a tendência será de tempo aberto nos próximos dias no Paraguai. “Apenas com a instabilidade na faixa leste do Brasil e com os ventos soprando em direção ao continente é que pode haver chuvas no final de semana sobre o Paraguai, mas de forma muito irregular, no sul e leste do país. As temperaturas devem ser altas nos próximos dias”, detalha.

Ludmila ressalta que apenas na segunda semana de fevereiro é que uma frente fria deve se formar entre a Argentina e Uruguai, podendo chegar até o Paraguai. “A virada de janeiro para fevereiro tende a ser de tempo mais aberto e com temperaturas elevadas sobre o Paraguai. Apenas a partir da segunda semana de fevereiro é que pode haver melhores chuvas no país”, conclui.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA