Porto Alegre, 31 de março de 2025 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a Região Sul deve registrar o ingresso da primeira massa de ar polar do ano no dia 4, que provocará queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que por estar mais voltada ao oceano Atlântico, essa massa de ar polar, que será intensa na Argentina e no Uruguai, deverá estar mais carregada de umidade, o que evitará uma queda mais acentuada das temperaturas nos estados da Região Sul e a ocorrência de geadas.
Mais para o curto prazo, a entrada de uma frente fria, que antecede a chegada dessa massa de ar polar, deverá provocar chuvas hoje na Argentina, Uruguai, Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Santos admite que chuvas mais irregulares também podem atingir o Mato Grosso, Rondônia e áreas do Matopiba.
Ao longo da semana, essa frente fria deverá avançar e atingir áreas do leste do Paraná e de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Entretanto, em áreas do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e no extremo sul do Piauí as precipitações devem ser pouco expressivas.
Santos acrescenta que nos próximos 15 dias as chuvas pelo Brasil ficarão mais concentradas em Rondônia, no norte de Mato Grosso e do Tocantins, no extremo oeste do Piauí, Maranhão, Amazonas e Acre.
Já durante a segunda quinzena de abril, há uma expectativa de volumes de chuvas mais limitados para a faixa central do Brasil.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai pode registrar chuvas em praticamente todas as regiões produtoras ao longo do dia, especialmente na faixa central do país.
Amanhã (1), sistema começa a se deslocar em direção ao Mato Grosso do Sul, mas ainda pode haver chuvas sobre a região do Chaco, leste e norte do país.
No decorrer da semana, áreas de instabilidade presentes sobre o Paraguai podem provocar chuvas na parte mais oriental.
Já mais para o final de semana pode voltar a chover em áreas de divisa com o Mato Grosso do Sul e na região do Chaco. “Na retaguarda haverá o ingresso de uma massa de ar polar, que irá derrubar as temperaturas no final de semana, com mínimas entre 8 e 10 graus no sul do país”, comenta.
Na segunda quinzena de abril um novo sistema deve ingressar no Paraguai, trazendo chuvas.
Ao longo de maio e junho o Paraguai deve ter chuvas mais frequentes, caracterizando um outono mais úmido no país.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA