Porto Alegre, 15 de dezembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a região central do Brasil deve registrar volumes muito limitados de chuvas e temperaturas extremamente elevadas até o começo da próxima semana, o que pode agravar ainda mais a situação das lavouras de soja, milho e café. A partir da próxima terça-feira (19), porém, uma nova frente fria estará atuando na costa das regiões Sul e Sudeste e organizando melhor as áreas de instabilidade sobre a faixa central do Brasil.
De hoje até o começo da próxima semana, uma frente fria estará atuando no Uruguai e na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, podendo provocar chuvas. Precipitações também são esperadas, por conta dos corredores de umidade, no extremo oeste do Brasil, pegando áreas de Mato Grosso, Bolívia, Rondônia e parte da Amazônia.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos afirma que na próxima segunda-feira uma nova frente fria irá levar chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, se unindo a corredores de umidade vindos da Amazônia, o que deverá favorecer a ocorrência de precipitações, nos dias 19 e 20, em grande parte do Brasil. “Após a quarta-feira, a tendência será de chuvas mais regulares sobre faixa central e norte do Brasil, pegando Sudeste, Centro-Oeste, Matopiba, boa parte do Pará e Amazonas. Também deve chover no interior do nordeste”, comenta.
Santos ressalta que, nos primeiros dias de janeiro, devem começar a surgir intervalos de chuvas maiores no Rio Grande do Sul, o que será bom para a realização de tratos culturais. O primeiro mês de 2024, assim como fevereiro, devem ser marcados por chuvas mais regulares sobre as faixas central e norte do Brasil, com temperaturas em elevação, ainda por conta dos efeitos do fenômeno El Niño.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, um ponto de atenção para o Paraguai devem ser as temperaturas elevadas no centro do país e na região do Chaco até o começo da próxima semana, que poderão superar a marca dos 40 graus, o que requer maiores cuidados dos produtores na realização de tratos culturais e nas atividades de plantio.
Camparotto afirma que o final de semana até pode ter pancadas localizadas de chuvas, devido a atuação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Mas será na semana que vem, entre segunda-feira (18)e terça-feira (19), que um novo sistema vindo do norte da Argentina avançará pelo sul paraguaio levando chuvas. As precipitações devem se espalhar, até quinta-feira, pelas regiões central, do Chaco e oriental, podendo ocorrer de forma irregular.
Já no sábado (23), um novo sistema deverá levar mais chuvas ao Paraguai, mas dificilmente em forma de invernada. Ludmila acrescenta que as próximas semanas devem ser marcadas pelo ingresso mais regular de frentes frias pelo Paraguai, ocasionando chuvas, ora com mais, ora com menos volumes.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA