Porto Alegre, 9 de fevereiro de 2024 – A Raízen apresentou em teleconferência com analistas e investidores seus resultados referentes ao terceiro trimestre do ano-safra 2023/24. Segundo o CFO, Carlos Moura, a Companhia obteve mais um trimestre de performance consistente e resultados robustos, seguindo a tendência do ano-safra.
Em termos de mobilidade, o CFO disse que a rentabilidade segue avançando consistentemente no Brasil e na América Latina. Já na produtividade agrícola, Moura destacou que a Raízen encerrou o principal período de produção da safra com recorde de produtividade e moagem.
No açúcar, “os fundamentos de oferta e demanda seguem apontando para preços futuros que sustentam um ciclo de rentabilidade superior com um nível de fixação de preços que provê previsibilidade”, apontou o CFO da Raízen.
Já no etanol, a Companhia sustentou o prêmio sobre o mix de produtos. “Mesmo em um cenário de preço inferior no Brasil, a expansão de mercados e aplicações proporciona maior valor agregado para a cana-de-açúcar, manejo sustentável e tecnologia para o cliente final”, informou o CFO durante a teleconferência, reforçando que o posicionamento tático dos estoques permitiu que a Raízen operasse com mais exportações, atendendo totalmente a demanda doméstica.
Em relação a Raízen Power, Moura informou a construção de uma plataforma robusta de clientes e eletromobilidade, ponderando a celebração de um acordo com o BYD, com o intuito de entregar 30 hubs de recarga elétrica e oferecer soluções para as concessionárias da marca com energia limpa e renovável.
Referente aos resultados divulgados no relatório sobre o terceiro trimestre, o açúcar e mobilidade apresentaram uma expansão de margem robusta, suportando um trimestre de crescimento do EBITDA consolidado. Quanto aos renováveis, o menor ritmo de vendas e os preços do etanol mais baixos afetaram a rentabilidade do trimestre.
No segmento de mobilidade, o diretor de RI, Phillipe Casale, destacou a manutenção do nível de rentabilidade. Casale ressaltou os quatro pontos que contribuíram para o crescimento do trimestre. A Raízen manteve o foco na otimização da estratégia de suprimentos, garantindo a competitividade dos clientes. Outro ponto foi a expansão da base de clientes contratados, o que beneficiou melhores margens. O terceiro fator foi a intensificação a centralidade dos clientes e revendedores. Por fim, o aumento da penetração dos lubrificantes da marca Shell completou o quadro positivo do trimestre.
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Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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