São Paulo, 23 de janeiro de 2026 – Nesta sexta-feira, o mercado deve seguir atento às tensões externas, que vêm atraindo capital aos mercados emergentes. No pregão de quinta-feira (22), o Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, bateu mais um recorde nominal ao encerrar o dia em 175.589 pontos, alta de 2,20% em relação ao pregão anterior. O volume financeiro foi expressivo, impulsionado pela entrada de R$ 44 bilhões em capital estrangeiro. O recorde anterior, de 171.816 pontos, foi registrado no pregão anterior (21).
No radar geopolítico, a ronda militar dos Estados Unidos no Irã e uma conversa entre o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, nesta manhã, em Bruxelas, estão entre os destaques.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma “armada” americana está a caminho do Irã, embora tenha dito esperar não precisar usá-la. Segundo autoridades dos EUA, o porta-aviões USS Abraham Lincoln e vários destroieres equipados com mísseis guiados devem chegar ao Oriente Médio nos próximos dias, em meio ao aumento das tensões regionais.
Segundo a AFP, Rutte e Frederiksen concordaram hoje que a Aliança Atlântica deve fortalecer a segurança no Ártico, após a mudança de posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que retirou sua ameaça de tomar a Groenlândia pela força. “Concordamos que a Otan deve aumentar seu compromisso no Ártico. Defesa e segurança no Ártico são uma questão de preocupação para toda a aliança”, escreveu Frederiksen em comunicado à imprensa, após se reunir com Rutte em Bruxelas.
As ameaças de Trump em relação à Groenlândia, um território autônomo dinamarquês no Ártico, tensionaram as relações entre a Europa e Washington nos últimos dias.
O Banco Central (BC) divulgou comunicado na manhã desta sexta-feira em que informa que o diretor de Fiscalização do órgão, Ailton de Aquino, obviamente, jamais recomendou a aquisição de carteiras fraudadas, em reação a notícias relacionadas a cessões de carteiras de crédito do Banco Master para o BRB. O BC disse que Aquino coloca à disposição do Ministério Público Federal e da Polícia Federal suas informações bancárias, fiscais e dos registros das conversas que realizou com o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, renunciando, para essa finalidade, ao sigilo sobre elas incidente.
Na noite de ontem (22), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, também emitiu nota oficial, para defender a atuação da Corte no inquérito que investiga suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master. Na manifestação, o chefe do Poder Judiciário cita nominalmente o ministro Dias Toffoli, relator da investigação criminal, que vem sendo alvo de críticas na condução do caso e pressão para deixar a supervisão da apuração feita pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (22) alterações no estatuto e no regulamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em meio ao início dos pagamentos a investidores afetados pela liquidação do Banco Master, ocorrida em novembro de 2025. Em nota, o fundo informou que as mudanças não afetam liquidações recentes.
Desde a última segunda-feira (19), o FGC vem ressarcindo investidores que aplicaram recursos em produtos cobertos do Banco Master. O fundo também terá de honrar garantias relacionadas à liquidação de outras empresas do grupo e do Will Bank, ocorrida na quarta-feira (21), em um volume estimado em cerca de R$ 47 bilhões.
No trade eleitoral, os investidores devem digerir a confirmação dada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de sua candidatura à reeleição no cargo, frustrando, portanto, as esperanças de que poderia disputar a presidência da República nas eleições deste ano.
Na agenda de indicadores, os investidores avaliam a decisão de política monetária publicada pelo Banco Central do Japão, de manter o juro em 0,75% e as preliminares dos PMIs na Europa.
Nos Estados Unidos, a leitura preliminar dos PMIs dos setores industrial e de serviços de janeiro será publicada às 11h45 pelo S&P Global. A previsão é de 52,1 pontos para o setor industrial e de 53 pontos para o de serviços. Às 12h, a Universidade de Michigan publica a leitura revisada da confiança do consumidor de janeiro. A previsão é de 54 pontos.
Aqui, a FGV divulgou que o Indice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,49% na terceira quadrissemana de janeiro e acumula alta de 4,49% nos últimos 12 meses; às 16h, o IMEA divulga dados de evolução das lavouras do Mato Grosso.
CORPORATIVO
Sob os termos do novo acordo de acionistas da Braskem, notificado pela Petrobras e pela gestora IG4 ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no fim de dezembro, a estatal vai, de fato, ampliar sua influência na maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Nesse contexto, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, quer ser indicada à presidência do conselho de administração da petroquímica. A apuração é do jornal Valor Econômico.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, emitiu nota oficial, na noite da quinta-feira (22), para defender a atuação da Corte no inquérito que investiga suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master. Na manifestação, o chefe do Poder Judiciário cita nominalmente o ministro Dias Toffoli, relator da investigação criminal, que vem sendo alvo de críticas na condução do caso e pressão para deixar a supervisão da apuração feita pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).
Nesta sexta-feira (22/01), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, visita duas concessionárias em Ribeirão Preto (SP), acompanhando de perto o andamento dos programas Carro Sustentável-Mover e Move Brasil. Às 10h, Alckmin estará na concessionária Rodonaves, da Iveco, onde será realizada a entrega oficial de caminhões IVECO do Programa Move Brasil. Às 11h, o ministro do MDIC visitará a concessionária Santa Emília, da Volkswagen, ocasião que marcará a entrada do veículo Tera no programa Carro Sustentável.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

