São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. Os investidores ficam de olho nos dados do primeiro índice sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, referente a julho, que serão divulgados durante esta semana. Hoje saem os números do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês). Em junho, o Jolts apontou que os EUA, registraram 7,437 milhões de postos de trabalho abertos no último dia útil de junho, uma queda em relação aos 7,712 milhões registrados um mês antes (dado revisado), segundo o divulgado pelo
Departamento do Trabalho, que não inclui o setor rural.
Na semana ainda teremos os números da pesquisa ADP, que mostra a situação do mercado de trabalho no setor privado, amanhã, e depois o relatório de emprego payroll, na sexta-feira (5). Em julho, o payroll mostrou que foram criadas 73 mil vagas no período, ante previsão de 100 mil. Com isso, aumentam as expectativas para um corte nos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na próxima reunião, em 17 de setembro.
Hoje também será divulgado o Livro Bege, do Fed, que reúne informações dos 12 distritos que compõe a autoridade monetária. A última edição do Livro mostrou que a atividade econômica dos Estados Unidos aumentou ligeiramente entre o fim de maio e o início de julho, à medida que a elevada incerteza levou as empresas a adotarem uma postura cautelosa
A perspectiva econômica geral permanece neutra a ligeiramente pessimista, com apenas duas regiões esperando aumento na atividade econômica, enquanto as demais preveem estabilidade ou leve enfraquecimento. A visão geral foi neutra a levemente pessimista, com apenas dois distritos esperando aumento da atividade, enquanto os demais previram atividade estável ou levemente mais fraca.
A Comissão Europeia vai apresentar nesta quarta-feira a proposta de aprovação do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o bloco sul-americano Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A proposta precisa ser aprovada pelo Parlamento Europeu e por uma maioria qualificada dos governos da UE, algo ainda incerto, já que vários países continuam resistentes ao acordo.
França, maior produtora de carne bovina da UE, e a Polônia, outro importante país agrícola, têm se manifestado contra o acordo, preocupados com a concorrência de produtos agrícolas sul-americanos. Organizações ambientais e parte do parlamento, especialmente grupos verdes e forças de extrema direita, também se opõem, argumentando que o acordo poderia causar danos ambientais e comprometer padrões europeus de segurança alimentar.
Para acalmar as preocupações, a Comissão propõe um mecanismo de salvaguarda que suspenderia o acesso preferencial para produtos sensíveis, como carne bovina, caso as importações aumentem mais de 10% em volume ou reduzam os preços na mesma proporção. Essa medida de defesa foi defendida pelo primeiro-ministro polonês Donald Tusk, que mantém oposição ao pacto, mas reconhece a falta de aliados suficientes para bloqueá-lo.
Por aqui, hoje serão divulgados os dados sobre a Produção Industrial brasileira referente a julho, com previsão de queda de 0,30% em relação a junho. No comparativo com o mesmo período de 2024, o avanço deve ser de 0,10%. As estimativas foram calculadas pelo Termômetro Safras. As previsões de oito instituições financeiras consultadas para o resultado mensal variam entre -0,50% e -0,20%, com a média das projeções em -0,30%. Na comparação com julho do ano anterior, as previsões das sete “casas” consultadas variam entre -0,50% e 1,40% (média em 0,19%).
No setor corporativo, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica promoveu nesta terça-feira (2), em São Paulo, o 1º Fórum CCEE Análise Setorial, reunindo autoridades, lideranças de empresas e entidades em um amplo debate sobre os impactos regulatórios de Medidas Provisórias recentes, os desafios da modernização das operações e a expansão do mercado livre de energia. Ao incluir o encontro em sua agenda de eventos proprietários, a organização reafirma seu papel estratégico de liderança e articulação do diálogo, contribuindo de forma ativa para a
construção e evolução do setor elétrico do futuro.
A Multiplan informou que concluiu a captação de R$ 500 milhões por meio da oferta pública de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) da 494a emissão, em série única, lastreados em debêntures simples, em série única, para colocação privada, da 16 emissão da companhia. A emissão recebeu rating AAAsf(bra) atribuído pela Fitch Ratings.
A BRF informou que recebeu notificação do fundo árabe Salic International Investment Company
sobre a alienação de 185.556.900 ações ordinárias de emissão da companhia, correspondentes a
aproximadamente 11,03% do capital social, que representavam a totalidade da participação
acionária da Salic na companhia. Além disse, a Salic celebrou um instrumento derivativo de
liquidação financeira, que representa exposição econômica (posição comprada) correspondente a
185.556.900 ações, representativas de aproximadamente 11,03% do capital social total da companhia.
O governo brasileiro e o governo do Japão concluíram negociação sanitária para a autorização
da exportação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos para aquele país.
O Grupo Carrefour Brasil informou que obteve da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a conversão
do seu de registro como emissora de valores mobiliários, da Categoria A, para Categoria B,
solicitada em 18 de julho. A varejista também anunciou a indicação de Bérengère Guillemin para
o cargo de diretora vice-presidente de Finanças (CFO) e de Relações com Investidores da
companhia, em substituição a Eric Alexandre Alencar, que renunciou ao referido cargo em 27 de
agosto.
A Azul se torna a primeira aérea do mundo a integrar um novo recurso em que clientes do programa
Azul Fidelidade terão seus cartões de embarque adicionados automaticamente à Carteira do Google
após a realização do check-in do passageiro, caso já tenha salvo o seu cartão de fidelidade na
carteira digital.
Emerson Lopes / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA

