São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em instabilidade e as bolsas europeias em alta. O mercado aguarda com expectativa a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) de agosto nos Estados Unidos. Amanhã será a vez do índice de preços ao consumidor (CPI). Em julho, o CPI subiu 0,2%, depois de um aumento de 0,3% em junho. Nos 12 meses até julho, o índice avançou 2,7%, depois de subir 2,7% em junho. Já o PPI subiu 0,9% em relação a junho. Na comparação anual, o PPI avançou 3,3% em julho.
Na semana passada, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Chicago, Austan Goolsbee, disse que ainda está indeciso sobre a conveniência de um corte na taxa de juros na reunião de setembro, mesmo após dados indicarem um enfraquecimento no mercado de trabalho dos EUA. Sua posição reflete cautela diante das condições econômicas atuais, sem confirmar um rumo definitivo para a política monetária. A próxima decisão do Fed sobre os juros acontecerá na quarta-feira (17).
Ontem, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o Fed está sufocando o crescimento com juros altos, após novos dados revelarem revisões significativas para baixo nas estatísticas de emprego. Segundo Bessent, os números do Departamento do Trabalho mostraram que os ganhos de empregos em 2024 foram superestimados em quase 1 milhão de trabalhadores. Isso se soma a uma revisão já reportada de 577 mil postos a menos, elevando o que ele chamou de exagero dos empregos de Biden para aproximadamente 1,5 milhão de vagas.
As declarações do secretário do Tesouro foram feitas após o relatório governamental de terça-feira indicar que a economia dos Estados Unidos provavelmente criou 911 mil empregos a menos nos 12 meses até março do que se estimava anteriormente. Bessent sugeriu que essas revisões mostram um quadro econômico diferente do que se entendia antes, afirmando que o presidente Trump herdou uma economia muito pior do que havia sido reportado.
Na última sexta-feira (5), após a divulgação do relatório de emprego (payroll), a ferramenta CME FedWatch, que monitora as probabilidades de ajustes nas taxas de juros pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), mostrou que a possiblidade de um corte nos juros de 0,5 ponto percentual na próxima semana é de 12,03%. Já as apostas em uma redução menor, de 0,25 pp, recuaram de 96,41% para 87,97%.
Por aqui, o mercado aguarda a divulgação do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve recuar 0,15% em agosto ante julho. No acumulado de 12 meses, até agosto, a alta projetada é de 5,10%. As estimativas foram calculadas pelo Termômetro Safras. As previsões de nove instituições financeiras consultadas para o resultado mensal variam entre -0,17% e -0,13%, com a média das projeções em -0,15%. No acumulado de 12 meses, as previsões de nove “casas” consultadas variam entre 5,08% e 5,17% (média em 5,11%).
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto recuou 0,14%. A inflação acumulada em 12 meses caiu de 5,30% em julho para 4,85% em agosto. Segundo a XP Investimentos, o índice veio acima do esperado, mostrando espaço limitado para convergência da inflação de serviços, o que mantém inalterado o IPCA para este ano. A inflação de serviços subjacentes avançou 0,55% na comparação mensal, também acima das projeções da corretora, que esperava alta de 0,49%.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje, às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, que são réus pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. A sessão vai começar pelo voto de Luiz Fux, terceiro ministro a se manifestar no julgamento. Até o momento, o placar está 2 votos a 0 pela condenação de Bolsonaro e seus aliados pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Exceto no caso de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, que reponde somente pelos três primeiros crimes.
Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flavio Dino. Os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votam na sequência de Fux. A maioria de votos pela condenação ou absolvição ocorrerá com três dos cinco votos do colegiado. O tempo de pena será definido somente após a rodada de votação sobre a condenação ou absolvição. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 30 anos de prisão em regime fechado. Também foram marcadas sessões para quinta (11) e sexta-feira (12), quando deve se encerrar o julgamento.
No setor corporativo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destacou sua estratégia de investimentos sustentáveis e de ampliação da cooperação internacional durante a 26 Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj), realizada na sede da Fiesp, em São Paulo. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias do Japão (Keidanren), o encontro reuniu autoridades e lideranças empresariais para debater oportunidades de comércio, inovação e transição energética entre os dois países. chefe substituto do Departamento de Relacionamento Internacional do BNDES, Leonardo Botelho Ferreira ressaltou o fortalecimento da atuação internacional do Banco, com investimentos em 55 fundos que apoiam mais de 250 empresas. E celebrou a parceria histórica com o Japão, responsável por contratos recentes que somam mais de R$ 2 bilhões.
As vendas do comércio brasileiro registraram queda de 1,5% em agosto, de acordo com o Indice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a retração foi de 3,3%. No comparativo anual, todos os oito segmentos analisados apresentaram queda. O pior resultado foi registrado pelo setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (6,8%), seguido por Móveis e Eletrodomésticos (6,7%), Material de Construção (5%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (3,1%), Tecidos, Vestuário e Calçados (2,1%), Artigos Farmacêuticos (1,9%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,1%) e Combustíveis e Lubrificantes (0,5%).
A Minerva informou que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) notificou a habilitação das seguintes plantas: Alegrete (RS), Bage (RS) e Pontes e Lacerda (MT) para exportação de carne bovina ao mercado da Indonésia. Desse modo, e considerando as habilitações anteriores, a companhia conta com nove plantas habilitadas para a Indonésia: Alegrete (RS), Bage (RS), Pontes e Lacerda (MT), Janaúba (MG), José Bonifácio (SP), Rolim de Moura (RO), Araguaína (TO) Mirassol dOeste (MT) e Palmeiras de Goiás (GO) que, somadas, totalizam uma capacidade de abate de mais de 11 mil cabeças/dia.
O tráfego total de veículos nas rodovias da Motiva (ex-CCR) registrou leve alta de 0,3% em agosto, na comparação anual, para 86,541 milhões de veículos equivalentes, segundo boletim mensal de tráfego divulgado pela companhia nesta terça-feira. De janeiro a agosto de 2025, o tráfego total de veículos avançou 2,0% em relação ao mesmo período de 2024, chegando a 675,155 milhões de veículos.
A atividade industrial começou o segundo semestre estável. Os Indicadores Industriais de julho, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (9), revelam que, na passagem de junho para julho, praticamente todos os índices permaneceram estáveis, com exceção da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que recuou 0,4 ponto percentual, atingindo 78,2%. O dado reforça a tendência de queda observada desde abril de 2024 e evidencia o impacto da política monetária restritiva sobre o setor. Apesar da perda de tração nos últimos meses, a indústria ainda opera em um patamar elevado quando comparado ao desempenho de 2024. No acumulado de janeiro a julho, houve avanços no faturamento real (+5,1%), nas horas trabalhadas (+2,5%) e no emprego (+2,3%), frente ao mesmo período do ano anterior.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um projeto de lei que estabelece o marco legal para o comércio exterior. A matéria segue para o Plenário. O PL 4.423/2024 foi apresentado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e recebeu um substitutivo do senador Fernando Farias (MDB-AL). Entre outras medidas, a matéria busca: reforçar a proteção à indústria nacional contra práticas desleais e ilegais garantir a isonomia de tratamento entre produtos importados e nacionais; e aumentar o controle sobre importações e exportações.
O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, recebeu uma comitiva de dirigentes nordestinos que integram a Federação dos Plantadores de Cana de Brasil (Feplana). Na pauta, o Plano Soberano (MP 1903/2025) e as formas para buscar mitigar impactos do tarifaço dos EUA sobre o setor produtivo de açúcar e etanol, que tem influenciado na queda do preço da cana do agricultor do Nordeste – região que era beneficiada por cota norte-americana para exportação de açúcar.
Um trem da linha4-Amarela do metrô de São Paulo, administrado pela concessionária ViaQuatro, da Motiva (ex-CCR), descarrilou e partiu ao meio na manhã desta terça-feira e chamou a atenção de usuários de transporte público nas redes sociais. Segundo a concessionária, não houve feridos e as causas do descarrilamento ainda estão sendo apuradas.
Em reunião pública de diretoria colegiada nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revogou a outorga da empresa Gold Energia para atuar na comercialização de energia elétrica, decorrente da constatação de graves descumprimentos contratuais e regulatórios. Entre outras irregularidades, a empresa rescindiu unilateralmente Contrato Bilateral Registrado sem prévia autorização da Aneel, o que será analisado pela fiscalização da agência em processo punitivo específico.
O Banco do Brasil, IBM e McKinsey se reuniram para discutir a escalada do novo modelo operacional que está sendo implementado no Banco e o uso de inteligência artificial. O Movimento Aceleração Digital é um dos principais vetores da estratégia digital do BB para promover uma transformação na forma como a instituição financeira opera, inova e entrega valor aos seus clientes.
O Brasil exportou 3,144 milhões de sacas de 60 quilos de todos os tipos café em agosto de 2025, volume que implica queda de 17,5% na comparação com os 3,813 milhões aferidos no mesmo mês do ano passado. A receita cambial, por sua vez, cresceu 12,7% no mesmo intervalo comparativo, saltando para US$ 1,101 bilhão. Os dados constam no relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores Café do Brasil (Cecafé).
Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) projetam que o Brasil deverá exportar 6,964 milhões de toneladas de milho em setembro.
Em reunião de líderes partidários, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou aos colegas que pautaria apenas projetos em que haja consenso entre os partidos em meio ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista. Na pauta liberada no início da tarde de segunda-feira (8), estava prevista a análise e votação da Medida Provisória (MP) 1.300 de 2025, que cria a nova tarifa social para energia elétrica, com gratuidade para as famílias inscritas no CadÚnico que consumam, por mês, até 80 quilowatts-hora (kWn). As informações são da Agência Brasil.
O Grupo Multilaser informou que fechou uma parceria exclusiva para comercialização e distribuição no Brasil dos produtos da marca Cuisinart, reconhecida internacionalmente por produtos premium para cozinha.
A Rio Pipeline & Logistics 2025, encontro global do setor de dutos, transporte e logística, começou ontem (8) no Rio de Janeiro, com a sessão de abertura reunindo autoridades do governo federal e estadual, representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e executivos das principais empresas do setor de óleo e gás do país. A sessão iniciou com anúncio de investimentos de até R$ 29 bilhões e discussões centradas em transição energética, inovação e sustentabilidade como pilares para o futuro.
Em entrevista concedida à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial pela Petrobras. “A Petrobras já fez o teste, o Ibama deve estar satisfeito com o resultado da pesquisa, e o Ibama agora vai dar a licença para a gente fazer a primeira experiência. É importante para o Brasil e para a Amazônia.”
Emerson Lopes / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA

