São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. Hoje saem os dados do Indice de Gerentes de Compras (PMI) do setor industrial referente a agosto nos Estados Unidos. Na primeira prévia, de acordo com a S&P Global, o índice subiu para 53,3 pontos, ante 49,8 pontos observados em julho. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. A previsão do mercado era de 49,5 pontos. Também serão divulgados os gastos com construção de julho e o Indice de Gerentes de Compras do
Instituto de Gestão de Suprimentos (ISM, na sigla em inglês) da indústria.
Os números são importantes para que o mercado entenda melhor como anda a economia dos EUA. Além desses dados, o semana ainda terá números sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, com a divulgação da pesquisa ADP, relatório Jolts e o payroll, na sexta-feira (5). Apesar dos analistas projetarem uma possível redução de 0,25 ponto percentual nos juros, na próxima reunião do Federal Reserve (Fed. banco central do EUA), que acontecerá em 17 de setembro, os números sobre o emprego são fundamentais para que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), do Fed, tenha mais segurança para fazer o primeiro corte do ano.
Por aqui, hoje será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que deve avançar 0,30%, no segundo estimativas calculadas pelo Termômetro Safras. Na comparação interanual, o PIB deve crescer 2,20%. As previsões de dez instituições financeiras consultadas para o resultado mensal variam entre 0,20% e 0,40%, com a média das projeções em 0,31%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2024, as previsões de nove “casas” consultadas variam entre 2,10% e 2,70% (média em 2,28%).
Além do PIB, o mercado fica de olho no início do julgamento, nesta terça-feira, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.
O ex-presidente decidiu não comparecer ao julgamento. A informação foi confirmada à CNN pelos advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno. A defesa diz que o ex-presidente gostaria de ir ao STF, mas as condições de saúde prevaleceram para que ele, que está em prisão domiciliar, decidisse não comparecer às sessões que podem
condená-lo a mais de 40 anos de prisão por acusação de tramar um golpe de Estado.
Os Estados Unidos preparam medidas contra o Banco do Brasil e contra as importações da Rússia, além de contestação dos argumentos do governo e das empresas brasileiras em relação à tarifa de 50%. As informações são de diversas fontes consultadas pela CNN em Washington. A situação é fluida e depende do presidente Donald Trump, que pode mudar de planos.
A atual tarifa de 50% será objeto de audiência no Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) na quarta e quinta-feira. O governo brasileiro apresentará seus argumentos contra a tarifa. Empresas americanas que concorrem com as brasileiras ou que atuam no mercado brasileiro apresentaram posições claramente coordenadas entre si, para contestar os argumentos do Brasil e defender a manutenção da alíquota.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou à CNN que a portaria regulamentando a prorrogação do drawback às empresas afetadas pelo tarifaço sai nesta terça-feira (2). O governo federal vai adiar por um ano o prazo para que as empresas consigam exportar suas mercadorias que tiveram insumos beneficiados pelo regime. O drawback é um regime aduaneiro que permite a suspensão ou isenção de tributos incidentes na aquisição de insumos empregados ou consumidos na industrialização de produtos exportados.
Na última sexta-feira, um tribunal federal de apelações norte-americano decidiu anular as tarifas globais do governo Trump, concluindo que o presidente foi longe demais no uso de poderes emergenciais para reescrever a política comercial dos Estados Unidos. A decisão do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito Federal manteve o entendimento de uma instância inferior que enfraquece um dos pontos centrais da agenda econômica do presidente Trump. A maioria dos juízes considerou que o presidente ultrapassou sua autoridade sob a lei de 1977 conhecida como Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (International Emergency Economic Powers Act IEEPA).
Cerca de 130 empresários e líderes de associações setoriais do Brasil estão em Washington (EUA) para tentar abrir canais de diálogo para reverter ou reduzir as taxas adicionais de importação sobre produtos brasileiros impostas pelo governo dos Estados Unidos. A agenda inclui reuniões com empresários e parlamentares norte-americanos, encontros bilaterais com instituições parceiras e uma plenária com representantes do setor público e privado dos dois países para fortalecer o diálogo e avaliar os impactos comerciais e estratégias para aprofundar a parceria econômica entre os dois países. Também está prevista reunião com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza
Ribeiro Viotti.
Na quarta-feira (3), por meio do embaixador Roberto Azevêdo, a CNI participará da audiência pública relacionada ao processo aberto pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite investigar se políticas ou práticas de outros países são injustas, discriminatórias ou restritivas ao comércio norte-americano. No caso do Brasil, a investigação foi aberta em 15 de julho e abrange temas como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, proteção de propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e questões ambientais (como desmatamento ilegal).
No setor corporativo, dois grupos estrangeiros apresentaram propostas para participar do leilão para a construção do túnel que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. As empresas que vão participar do leilão são a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil. O leilão acontece na próxima sexta-feira (5), a partir das 16h, na B3, sede da bolsa de valores de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.
A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), realizada pelo departamento de Economia e Estatística junto às incorporadoras associadas, apurou em julho a comercialização de 6.154 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo, o que representa uma queda de 20,6% na comparação anual e um recuo de 39,4% na comparação com junho deste ano. Com o resultado, as vendas acumularam 111,7 mil unidades em 12 meses (agosto de 2024 a julho de 2025), o que representa uma alta de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A PetroReconcavo informou que suas ações passam a integrar, pela primeira vez, a carteira do Indice de Dividendos (IDIV) da B3 e, pelo segundo ano consecutivo, a companhia permanece na carteira de 2025 do Indice de Diversidade (IDVR).
A Ultrapar informou que celebrou contrato com a Itaú Corretora de Valores, para exercer, a partir de 2 de setembro, a função de formador de mercado das ações ordinárias da companhia negociadas na B3 sob o código UGPA3.
A Rede D’Or anunciou que celebrou com a Atlântica Hospitais, companhia direcionada ao investimento em hospitais, controlada indireta do Bradesco e da Bradseg Participações S.A., que por sua vez é controladora do Grupo Bradesco Seguros, um acordo de investimento, tendo por objeto a contribuição do Hospital Glória D’Or, na cidade do Rio de Janeiro, à rede de hospitais Atlântica D’Or, uma parceria societária detida na razão de 50,01% pela Rede D’Or, sua operadora hospitalar, e 49,99% pela Atlântica Hospitais.
A Sabesp atualizou informações sobre o programa Sabesp Gente, anunciado em dezembro de 2024. A partir de ontem (1) até o final de novembro, a companhia inicia um novo programa de desligamento voluntário, com apoio de um centro de orientação de carreira para os colaboradores que aderirem. Em setembro também será iniciado o primeiro programa de trainee da Sabesp, com previsão de contratação de 20 talentos, que serão desenvolvidos com foco na formação da nova liderança da companhia.
A FS, uma das principais produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, firmou acordos para a venda futura de créditos de carbono derivados do seu projeto BECCS. Utilizando a tecnologia inovadora de Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS), essas transações marcam as primeiras vendas de remoção de carbono do Brasil, demonstrando os avanços do projeto da FS em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou a Chamada de Clima, edital público com orçamento de até R$ 5 bilhões para selecionar fundos de investimento estruturados para projetos de descarbonização de processos industriais, transição energética, infraestrutura para adaptação climática, tecnologia para agricultura verde, restauração ecológica, reflorestamento e conservação de florestas.
Emerson Lopes / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA

