São Paulo, 9 de dezembro de 2025 – Nesta terça-feira, começa a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2025, mas a decisão e o comunicado sobre os rumos da taxa Selic só serão anunciados amanhã, no final do dia. O mercado também aguarda a última decisão do ano do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre a taxa de juros dos Estados Unidos, na quarta-feira.
Enquanto isso, os investidores avaliam a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o envio de chips da Nvidia para a China e também vai liberar para AMD e Intel, além da divulgação de importantes relatórios de emprego nos Estados Unidos, o ADP, às 10h15, e o Jolts, ao meio dia.
No Brasil, também segue no radar o cenário eleitoral presidencial no Brasil em 2026 antecipado por Flávio Bolsonaro e à votação do projeto que endurece as regras contra os chamados devedores contumazes. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que há “firmeza” por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para votar o texto nesta terça-feira (9). A declaração foi dada após reunião de cerca de quatro horas na residência oficial da Presidência da Câmara.
Hoje cedo, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) publicou que o Indice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,21% na primeira quadrissemana de dezembro, acelerando levemente ante alta de 0,20% registrada em novembro.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) também divulgou o Indice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) das Capitais referente à 1a quadrissemana de dezembro, que subiu 0,26%, resultado abaixo do registrado na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula variação positiva de 3,99% nos últimos 12 meses. Brasília (0,97%) apresentou a maior taxa e Salvador (-0,07%) a menor.
Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a “Pesquisa Industrial Mensal: Produção física regional” referente a outubro.
E às 11h, o Banco Central (BC) divulga as Estatísticas do Valores a receber.
CORPORATIVO
A Vibra Energia celebrou contrato para venda da totalidade das ações que detém no capital social da Evolua, sociedade originalmente constituída como joint-venture entre a Vibra e a Copersucar para comercializar etanol. A participação da Vibra na Evolua corresponde a 49,99% do seu capital social; nos termos do contrato, as ações da Evolua detidas pela Vibra serão adquiridas pela Copersucar, que já detém os restantes 50,01% do seu capital social.
A B3 apresenta o aplicativo B3, canal oficial criado pela bolsa do Brasil para que o investidor possa ter, na palma da mão, uma visão única de seu patrimônio, acompanhando seus investimentos de renda fixa e renda variável de forma centralizada, acessível e segura. O app está disponível gratuitamente para download na App Store.
O Tribunal de Contas da União (TCU) reiniciou e concluiu, nesta segunda-feira (8/12), o julgamento sobre o arrendamento do Tecon Santos 10 (STS10), terminal de contêineres projetado para ser o maior do Porto de Santos. O Plenário da Corte de Contas decidiu pela tese do ministro-revisor Bruno Dantas, que preservou a autonomia da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com a decisão, o leilão avança no formato em duas fases definido pela agência reguladora, mas com recomendações de medidas concorrenciais mais rigorosas.
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) manifestou reconhecimento e apoio à decisão do Tribunal de Contas da União que confirma a adoção do modelo proposto pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o leilão do Tecon Santos 10.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

