São Paulo, 16 de outubro de 2025 – Nesta quinta-feira, o mercado acompanha a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário dos Estados Unidos, Marco Rubio, na Casa Branca, para discutir a suspensão do “tarifaço” de 50% sobre exportações brasileiras e o fim das sanções a autoridades nacionais.
Os investidores acompanham o aumento das tensões internacionais entre Estados Unidos e Venezuela, após envio de bombardeiros ao mar do Caribe pelos Estados Unidos e notícias sobre autorização de Trump para ação da CIA para derrubar Nicolás Maduro.
Também estão previstas falas de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ao longo do dia, sobre perspectivas para a política monetária e inflação. O representante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), Christopher Waller, disse hoje que “não é possível ter uma economia forte e crescente e crescimento zero de empregos” e que “cortar as taxas novamente é a coisa certa a fazer; não mudou muita coisa nas últimas seis semanas. Acho que a questão das tarifas vai se resolver e ficar tudo bem.”
Por aqui, as medidas da equipe econômica para compensar a derrota da MP que trazia alternativas à alta do IOF seguem no radar. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi chamado ao Alvorada pelo presidente Lula no final da tarde para discutir o tema. Às 15h30, eles participam da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral, presidida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na sede do ministério, em Brasília.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou a sessão conjunta do Congresso Nacional, que havia sido convocada para hoje às 10h.
Mais cedo, o Banco Central divulgou que o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) subiu 0,40% em agosto em relação a julho, indo a 108,66 pontos. Nos dados sem ajuste sazonal, o IBC-Br atingiu 110,29 pontos, ganho de 0,12% na comparação com o mesmo mês de 2024. O Termômetro Safras apostava em alta de 0,95% entre agosto e julho e alta de 0,90% na comparação anual. O indicador calculado pelo BC tem o objetivo de antecipar avaliações sobre o Produto Interno Bruto (PIB).
Às 13h, saem dados de estoques de petróleo.
No radar corporativo, a companhia de locação de máquinas e caminhões, Armac, informa que o seu conselho de administração, em reunião realizada em 12 de outubro, aprovou a realização da sua sexta emissão de debêntures simples, em duas séries de R$ 250 milhões cada, totalizando R$ 500 milhões.
A Marfrig recebeu correspondência do JP Morgan informando que passou a deter o porcentual de 5,03% do total das ações de emissão da companhia, representado por 72.373.205 ações ordinárias. A gestora disse que o aumento da participação teve motivação exclusiva de investimento e de proteção de riscos financeiros assumidos em operações celebradas com clientes e não visa, portanto, alterar a composição do controle ou da estrutura administrativa da Marfrig, sem prejuízo do regular exercício de direito de voto pelos referidos investidores.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

