São Paulo, 16 de janeiro de 2026 – A sexta-feira começa com mais indicadores, como o IBC-Br referente a novembro, que o Banco Central (BC) divulga às 9h, e a produção industrial e a capacidade utilizada nos Estados Unidos, referentes ao mês de dezembro, que serão publicadas às 11h15 pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O dia também prevê discuros de representantes do Fed, Michelle Bowman, sobre política monetária, e Philip Jefferson, sobre perspectivas econômicas e implementação da política monetária.
O Indice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador calculado com o objetivo de antecipar avaliações sobre o Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,68% em novembro em relação a outubro, indo a 109,3 pontos. Nos dados sem ajuste sazonal, o IBC-Br atingiu 106,7 pontos, ganho de 1,25% na comparação com o mesmo mês de 2024. O Termômetro Safras apostava em alta de 0,45% na base mensal e alta de 0,75% na anual.
Já a previsão para a produção industrial nos EUA é de alta de 0,1%, em base mensal, e de 76% de capacidade utilizada.
A manhã desta sexta-feira também tem a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro. Ele e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participam, a partir das 10h, da cerimônia de lançamento oficial das medalhas comemorativas dos 90 anos do salário mínimo. Às 13h, Lula recebe, no Palácio do Itamaraty, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa. Na ocasião, os presidentes discutirão temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), no Paraguai.
A reunião será seguida de declaração à imprensa e almoço em homenagem à Presidenta da Comissão Europeia.
Outro evento previsto para esta sexta-feira é a reunião trimestral do Banco Central com economistas, na sede do órgão, em São Paulo, que terá as participações de Paulo Picchetti, diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e diretor de Política Econômica do BC e de Nilton David, diretor de Política Monetária do BC. O evento é fechado à imprensa.
CORPORATIVO
A Petrobras informa que, em 2025, sua produção de óleo alcançou 2,40 milhões de barris de óleo por dia (bpd), ultrapassando em 0,5 p.p o limite superior da meta (+4%) estabelecida em seu Plano de Negócios 2025-2029. Esse resultado representa um crescimento de 11% em relação à produção de 2024.
A Brava (BRAV3) informa que celebrou contrato para a aquisição da participação de 50% atualmente detida pela Petronas no campo de Tartaruga Verde (Concessão BM-C-36) e no Módulo III do campo de Espadarte, localizados na Bacia de Campos, Estado do Rio de Janeiro. A transação tem valor total de US$ 450 milhões e foi realizada na quinta-feira (15).
O Ministério de Minas e Energia (MME) propôs novas diretrizes para a concessão dos descontos especiais na tarifa de energia elétrica destinados a produtores rurais que atuam nas atividades de irrigação e aquicultura. A medida moderniza a política vigente, amplia a flexibilidade de horários para uso do benefício e promove ganhos tanto para o setor produtivo quanto para a operação do sistema elétrico nacional. Voltada às unidades consumidoras classificadas na Classe Rural, a iniciativa permite que o desconto seja aplicado em um período diário de 8 horas e 30 minutos, de forma contínua ou intercalada, em horários acordados entre o consumidor e a distribuidora local. A única exceção é o horário de maior demanda do sistema, entre 18h e 22h59, quando o benefício não se aplica.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

