São Paulo, 28 de janeiro de 2026 – Nesta Super Quarta, os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos anunciam as primeiras decisões de política monetária de 2026. A decisão de juros nos Estados Unidos será anunciada às 16h e a expectativa do mercado é de manutenção das taxas no atual patamar, de 3,5% e 3,75%. As atenções estarão voltadas para o comunicado e o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) Jerome Powell, após mais uma sequência de ataques feitos pelo presidente Donald Trump ao longo da semana passada. O presidente cobra corte imediato de juros e diz que vai nomear diretores mais alinhados a essa medida em maio.
Aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia a decisão sobre a taxa Selic para os próximos 45 dias às 18h30. A taxa deve ser mantida em 15%, com foco nas sinalizações futuras do comunicado em relação ao potencial início de cortes em março.
Outros indicadores locais do dia são a sondagem da indústria referente a janeiro, o fluxo cambial referente à semana anterior, estatísticas do mercado aberto e o relatório da Dívida Pública Federal de dezembro.
O dia também terá discurso de Trump e a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Internacional da América Latina, no Panamá.
CORPORATIVO
Nesta quarta-feira, após o fechamento, saem os balanços da IBM, Microsoft, Meta, Tesla e Whirlpool.
A Vale apresentou fortes resultados operacionais em 2025 em todos os segmentos de negócios, superando os guidances de produção estabelecidos no início do ano, informou a companhia no seu relatório de produção e vendas divulgado após o fechamento de ontem (27).
A Petrobras informou na tarde de ontem (27) que em 1 de fevereiro, os preços de venda da molécula de gás natural serão atualizados, com redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior, conforme os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

