São Paulo, 21 de janeiro de 2026 – Nesta quarta-feira, o mercado acompanha novos desdobramentos da liquidação do Banco Master. O Banco Central decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da empresa Will Financeira, ligada ao banco. Às 11h, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, tem reunião com Jorge Oliveira, Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para tratar do assunto.
Às 10h30, as atenções se voltam ao discurso de Donald Trump em painel do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O Parlamento Europeu deve votar hoje a suspensão do acordo comercial firmado entre a União Europeia e os Estados Unidos no ano passado, após anúncio de tarifas pelos EUA relacionadas às ameaças à soberania da Groelândia.
Ao meio dia, a independência do BC dos EUA volta ao radar, com o julgamento, pela Suprema Corte dos Estados Unidos, da demissão da diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, pelo presidente Trump, que foi barrada pela Justiça. Segundo o jornal “The New York Times”, o presidente da instituição, Jerome Powell, deve comparecer à audiência em defesa da autonomia do BC americano.
Às 15h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinam mensagem ao Congresso Nacional de encaminhamento da MP do Piso Salarial do Magistério Público da Educação Básica.
Na agenda de indicadores, nesta quarta-feira, o mercado acompanha os índices de preços ao consumidor e ao produtor de dezembro do Reino Unido, o relatório mensal de petróleo, o saldo da balança comercial de dezembro do Japão, e aqui, o Monitor do PIB referente a novembro e fluxo cambial.
CORPORATIVO
Em agenda oficial na China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, nesta quarta-feira (21/1), de reunião com LB Tan, Chief Customer Officer e Senior Vice President do grupo Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL), empresa chinesa líder em tecnologia de novas energias, líder global na fabricação de baterias para veículos elétricos (VEs) e sistemas de armazenamento de energia e outras soluções para descarbonização. O encontro reforçou o interesse internacional no avanço das políticas brasileiras voltadas ao armazenamento de energia e ao desenvolvimento da cadeia de minerais críticos, temas estratégicos para a transição energética e para a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Banco Central (BC) decretou hoje (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, controlada pelo Banco Master Múltiplo S/A, o qual vem operando sob Regime Especial de Administração Temporária (RAET) no contexto da liquidação extrajudicial do Banco Master S/A, decretada em 18 de novembro de 2025. O Conglomerado Master era classificado como de crédito diversificado, porte pequeno e enquadrado no segmento S3 da regulação prudencial, tendo como instituição líder o Banco Master S/A. O conglomerado detinha 0,57% do ativo total e 0,55% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN), informou o BC.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

