Porto Alegre, 7 de agosto de 2023 – É possível observar diversas chuvas em vários pontos do Rio Grande do Sul e sul do Paraguai na manhã desta segunda-feira, aponta o alerta agroclimático da Rural Clima. O modelo mostra que chove na parte mais ao sul do Rio Grande do Sul por conta de uma frente fria que atinge o estado, que deve avançar sobre a região ao longo da semana.
De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, a região norte do Paraná, boa parte do sul do Mato Grosso do Sul e toda a faixa central do Sudeste e Centro-Oeste não serão impactadas por este avanço durante esta semana. Na quarta-feira (9), contudo, espera-se temporais sob o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (10), a frente fria avança ainda mais e deve atingir o litoral do Sudeste, trazendo chuvas também para o sul de Minas Gerais. “Isso é péssimo para as áreas de café, que pode ocorrer abertura de florada”, alerta Marco. A faixa noroeste do país também deve ser atingida por precipitações, podendo afetar algumas áreas do Mato Grosso, na mesma medida. “Se Mato Grosso for atingido, isso preocupa também as áreas de algodão”, pontua o agrometeorologista.
Para setembro, a previsão é de que chova nas principais regiões produtoras do Brasil. Já em outubro, as precipitações já devem estar consolidadas em praticamente todo o país. “Essas chuvas em setembro dificultam a colheita, principalmente do café, mas beneficia o desenvolvimento e plantio da safra 2023/24”, explica Marco. Em relação ao frio, não há previsão de geadas para os próximos dias.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai deve registrar chuvas ao longo desta semana, principalmente na região sul do país. Mesmo as regiões não afetadas pelas precipitações devem ser atingidas por muita nebulosidade.
“Essa é a tendência climática no Paraguai. No final da semana o tempo volta a ficar aberto, aí no fim de semana volta a chover. Após esse período, será possível observar o avanço de uma massa de ar polar que trará temperaturas baixas ao país”, alerta Ludmila. “Contudo, não haverá risco de geadas e o clima não deve gerar maiores preocupações aos produtores”, conclui.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!