Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023 – Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos cinco dias devem ser marcados por chuvas no Centro-Norte do Brasil. “Regiões como Mato Grosso, Goiás, centro-norte de Minas Gerais, Matopiba, Rondônia e Acre devem ter precipitações, o que reforça a necessidade de atenção com a realização de tratos culturais para as colheitas nas lavouras, pois as chuvas podem ser mais intensas”, afirma a meteorologista Ludmila Bardin.
Para o Centro-Sul do Brasil, a expectativa é de um tempo mais aberto desde o Rio Grande do Sul até metade sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul até quinta-feira. “Entre quinta e sexta-feira, a formação de um novo sistema no norte da Argentina pode trazer eventuais pancadas de chuvas para o Rio Grande do Sul, continuando entre sexta-feira e o sábado, embora de forma ainda irregular. Na virada do mês e na primeira semana de fevereiro a expectativa é de haja uma maior regularidade das precipitações, com registros em vários pontos do Rio Grande do Sul”, alerta.
Nos últimos dias, Ludmila ressalta que entre sexta-feira e sábado houve chuvas na Argentina, entre Buenos Aires e Bahía Blanca. “No sábado as precipitações seguiram nessas regiões e atingiram também o norte do país. No Brasil, houve registros de precipitações, ainda irregulares, em Bagé, Dom Pedrito, Palmeira das Missões, Ibirubá, Soledade, Cruz Alta, Ijuí, Santa Maria, Teutônia, Rio Pardo e Camaquã. Em outras regiões, foram registradas boas chuvas também em Bom Jardim da Serra (SC), Sete Quedas (MS), Jataí (GO), Sete Lagoas (MG), Afonso Cláudio (ES), Barreiras (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA)”, sinaliza.
Paraguai
Ludmila ressalta que há chance de chuvas no Paraguai em áreas de fronteira com o Mato Grosso do Sul, bem como na região do Chaco, ao longo do dia, com a passagem de um sistema que vindo do norte da Argentina. “Depois o tempo deve voltar a abrir, com tendência de retorno da chuva ao longo da semana sobre o sul do país”, alerta.
No fim da semana, a meteorologista salienta que um novo sistema deve avançar sobre o Paraguai, trazendo chuvas irregulares. “Tanto o modelo europeu, quanto o americano, indicam chuvas mais irregulares na virada do mês e melhores no começo de fevereiro. A primeira semana do próximo mês deve ser marcada por chuvas significativas no Paraguai. As temperaturas deverão seguir elevadas na semana, variando entre 35 e 36 graus nas regiões”, acrescenta.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA