Porto Alegre, 28 de março de 2025 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos cinco dias devem ser marcados por chuvas na faixa norte e oeste do Brasil. A meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que áreas da Bolívia, Paraguai, do sul do Brasil e grande parte da Região Norte podem ter chuvas até terça-feira. “Não se descartam chuvas em formas de pancadas na região do PAD-DF, em parte do Sudeste e da Bahia até metade da próxima semana”, comenta.
Mais para o curto prazo, Ludmila detalha que uma nova frente fria deve ingressar no Brasil na virada do mês, trazendo chuvas para Região Sul, Uruguai, Paraguai, Argentina e parte do Sudeste. “O mês de abril tende a ser marcado pela passagem de várias frentes frias pelo sul do Brasil”, informa.
Ludmila comenta que um sistema que deve chegar ao Rio Grande do Sul no dia 9 de abril será mais abrangente, levando chuvas melhores para faixa central do Brasil, pegando boa parte do Sudeste e do Matopiba.
A meteorologista ressalta que a segunda semana de abril deve ser de boas chuvas sobre o Centro-Norte do Brasil
Paraguai
Ludmila informa que um sistema que se forma na Argentina deve provocar chuvas em grande parte das regiões produtoras do Paraguai ao longo do dia. Depois são esperadas novas chuvas para o país no começo da próxima semana.
A meteorologista afirma que a primeira semana de abril pode apresentar queda de temperatura no Paraguai a partir do dia 4, quando a frente fria já estiver deslocada sobre a faixa central do Brasil, com mínimas ao redor de 12 graus.
Entre os dias 8 e 9 de abril, a passagem de uma nova frente fria sobre o Paraguai deve provocar chuvas em praticamente todas as regiões. “Assim, a primeira metade de abril será marcada por maiores volumes de chuvas no país e por temperaturas mais amenas”, conclui.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA