Porto Alegre, 4 de setembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, há alguma chance de chuvas hoje sobre o Mato Grosso e Goiás, mas os maiores volumes serão registrados no sul do Paraguai, Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
De quarta-feira para quinta-feira uma nova frente fria ingressa no sul do Brasil, podendo levar algumas chuvas para São Paulo, sul de Minas Gerais, parte de Mato Grosso e Goiás, mas de forma mais irregular.
O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, afirma que os próximos 15 dias serão marcados por grandes volumes de chuvas no sul do Brasil, com os acumulados superando a marca de 300 milímetros.
Segundo Santos, as chuvas no sul do Brasil serão boas para o início do plantio de soja, embora ruins para a colheita do trigo. Já na faixa central, as chuvas durante os próximos 15 dias serão muito irregulares, o que exige todo o cuidado dos produtores no que tange aos trabalhos de início de plantio.
Paraguai
No Paraguai, áreas de instabilidade devem provocar chuvas no sul e na parte central do país hoje. Apenas no Chaco os volumes devem ser mais irregulares.
A meteorologista Ludmila Camparotto indica que a partir de amanhã o tempo fica mais estável sobre o Paraguai, embora entre quarta-feira e quinta-feira uma nova frente fria já deva chegar ao país, provocando chuvas que podem ser associadas a ventos. De modo geral, as chuvas serão frequentes sobre o Paraguai ao longo de setembro.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA