Próxima semana será marcada por chuvas no RS e retorno do frio – Rural Clima

341

Porto Alegre, 14 de junho de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas retornam ao Rio Grande do Sul a partir de amanhã e devem deixar o tempo instável durante toda a próxima semana. Há previsão de retorno do frio, que pode provocar geadas em áreas da Região Sul.

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, ressalta que o clima está aberto hoje em grande parte do Brasil. Há chuvas sobre a Argentina e o Uruguai e a frente fria está caminhando em direção ao Rio Grande do Sul. Amanhã deve chover na fronteira Sul do Rio Grande do Sul e, ao longo dia, a frente fria se espalha pelo estado. No domingo há chuvas torrenciais previstas para grande parte do Rio Grande do Sul, em especial para a Metade Norte. Os volumes poderão superar os 100 milímetros entre domingo e terça-feira, o que leva atenção para o sul de Santa Catarina também.

As demais regiões do Brasil seguirão com tempo aberto no sábado e no domingo e na próxima semana, exceto o litoral do Nordeste e extremo norte da Região Norte, especialmente em áreas do Amazonas, Para, Roraima e Amapá. Também pode chover no sul do Paraguai e na Bolívia.

Na próxima semana, o tempo deverá seguir instável no Rio Grande do Sul e a chuva deve persistir, inviabilizando o plantio de trigo.

Entre os dias 20 e 21, a frente fria deve avançar sobre o Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e a metade sul do Paraguai, levando chuvas.

No próximo final de semana, uma massa de ar polar deve chegar ao Sul do Brasil, provocando forte declínio da temperatura. Há riscos para ocorrência de geadas amplas entre os dias 23 e 25 no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, bem como no Sul, Leste e nos Campos Gerais no Paraná.

Santos detalha que as temperaturas devem cair também no norte do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo, mas o risco de geadas nessas regiões é menor. “Por enquanto, os modelos meteorológicos não apontam riscos para geadas em áreas produtoras de milho, café e cana-de-açúcar”, comenta.

Estados Unidos

Santos afirma que as chuvas deverão seguir favoráveis nos Estados Unidos, favorecendo as lavouras. Há previsão de temporais nos próximos dias no extremo sul do País, o que pode atrapalhar um pouco as operações nos portos na região do Golfo do México.

O agrometeorologista acrescenta que os modelos meteorológicos não apontam anomalias climáticas nos Estados Unidos e a situação das lavouras devem seguir boas.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA