Porto Alegre, 18 de outubro de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, a próxima semana deve ser bastante úmida em grande parte do Brasil, com exceção do Matopiba. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, após as precipitações que devem ser registradas até o final de semana, o tempo aberto deve predominar em grande parte do Piauí, Tocantins e oeste da Bahia nos próximos 15 dias. Apenas no sul do Maranhão é que podem ocorrer algumas chuvas no período.
Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul, em Rondônia e no sul do Pará, a expectativa é de chuvas sejam regulares nos próximos 15 dias.
Mais para o curto prazo, Santos alerta que instabilidades cobrem grande parte da faixa central do Brasil nesta sexta-feira, com possibilidade de chuvas no Matopiba ao longo do dia.
Neste sábado, chuvas fortes podem atingir áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Há previsão de chuvas no final de semana em áreas do interior do Nordeste, bem como em áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, norte do Brasil e Matopiba.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar aberto no final de semana, com as precipitações retornando na próxima terça-feira (22).
Paraguai
De acordo com a metorologista Ludmila Camparotto, instabilidades devem provocar chuvas no Paraguai ao longo do dia.
Amanhã o tempo aberto já deve predominar no Paraguai, exceto em áreas de fronteira com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, que ainda podem ter chuvas.
No dia 22, instabilidades vindas da região central do Brasil podem provocar chuvas irregulares no Paraguai, associadas ao ingresso de uma frente fria vinda da Argentina. Com isso, o país deve registrar precipitações nos dias 23 e 24.
Ludmila destaca ainda que o Paraguai deve seguir recebendo frentes frias ao menos uma vez por semana até o final de outubro.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA