Produção industrial do Reino Unido cai 0,9% em junho ante maio; veja mais dados

773

Porto Alegre, 12 de agosto de 2022 – O índice de produção industrial do Reino Unido em junho caiu 0,9% em base mensal e está 1% abaixo dos níveis de fevereiro de 2020, considerado o último mês de referência antes da pandemia da covid-19. As informações foram divulgadas pelo departamento nacional de estatísticas.

No setor manufatureiro, principal componente da produção industrial britânica, a produção caiu 1,6% em junho. No segmento de mineração e extração, a produção caiu 1,8%. Já o setor de energia subiu 3,1% e o abastecimento de água e esgoto subiu 0,5%.

A indústria manufatureira teve queda generalizada em 10 dos 13 subsetores, contribuindo negativamente para o crescimento em junho. Os setores que mais contribuíram foram a fabricação de produtos de borracha e plástico, com -0,39%, fabricação de metais básicos, com -0,26% e fabricação de produtos químicos, com -0,25%.

PIB do 2T22 cai 0,1% ante 1T22 e 0,6% em junho ante maio

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido em junho de 2022 caiu 0,6%, ante maio, e caiu 0,1% no segundo trimestre de 2022 ante o trimestre anterior, de acordo com estimativas do departamento nacional de estatísticas.

No segundo trimestre, o setor de serviços caiu 0,4%, por conta das atividades de saúde e assistência social para a pandemia da Covid-19. Contribuíram de forma positiva os serviços de viagens e turismo, hospedagem e alimentação. Houve queda de 0,2% no consumo real das famílias no segundo trimestre de 2022, compensada pela contribuição positiva do comércio.

Já em termos mensais, a queda de 0,6% do PIB de junho ante maio, segundo o departamento de estatísticas, foi devido ao feriado do Jubileu da Rainha e a mudança do feriado bancário de maio resultaram em um dia útil adicional em maio de 2022 e dois dias úteis a menos em junho de 2022. Embora isso tenha impactado no PIB mensal, houve pouco impacto nas estimativas trimestrais.

Balança comercial do Reino Unido tem déficit de 10,5 bilhões de libras em junho ante maio

O déficit comercial do Reino Unido somou 10,5 bilhões de libras em junho, de acordo com dados divulgados pelo escritório de estatísticas britânico, após saldo negativo de 20,4 bilhões de libras em maio.

As exportações somaram 16,1 bilhões de libras em junho, queda de 3,9% ante maio, enquanto as importações diminuíram 4,1% na mesma base de comparação, para 26,6 bilhões de libras.

Já o saldo da balança comercial com países fora da União Europeia (non-EU) teve déficit de 11,6 bilhões de euros em junho ante maio, com exportações de 15 bilhões de euros, 11,9% a menos que em maio; e exportações de 26,6 bilhões, 2,1% a mais que no mês anterior.

Texto contém informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA