Porto Alegre, 16 de maio de 2023 – A produção industrial da China subiu 5,6% em abril em base anual, após a alta de 3,9% registrada em março, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. O valor veio bem abaixo do previsto pelo mercado, de alta de 11%.
O valor agregado do setor de mineração ficou estável em relação ao ano anterior, a indústria de transformação aumentou 6,5%, e a de eletricidade e gás subiu 4,8%.
“No geral, a produção industrial continuou a se recuperar em abril, com o crescimento ano a ano acelerando. No entanto, também devemos observar que a economia industrial ainda enfrenta dificuldades, como demanda de mercado insuficiente”, informa a nota do departamento de estatísticas.
“A maior decepção vem da produção industrial, o que indica um início fraco da temporada de exportação. Isso descreve um mês ruim de exportações, já que a base estava baixa em relação ao ano passado. Mesmo sem problemas logísticos como no ano passado, as exportações cresceram muito lentamente, apontando para uma demanda externa fraca”, afirma Iris Pang, economista para a China da ING. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA