Produção industrial da China sobe 4,5% em agosto em base anual; desemprego cai 5,2%

441

Porto Alegre, 15 de setembro de 2023 – A produção industrial da China subiu 4,5% em agosto em base anual, após a alta de 3,7% registrada em julho, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. A previsão veio abaixo das expectativas do mercado, que era de 3,9%.

O valor agregado do setor de mineração subiu 2,3% em relação ao ano anterior, a indústria de manufatura subiu 5,4%, e a de eletricidade e gás subiu 0,2%.

“Não só a procura interna de bens melhorou, como as fábricas chinesas têm recebido menos notícias negativas na frente externa. Os dados publicados hoje sugerem que as vendas de exportação entre as empresas industriais estabilizaram recentemente, após mais de um ano de declínios”, afirmam os analistas da Capital Economics.

Desemprego na China

A taxa de desemprego nas áreas urbanas da China ficou em 5,2% em agosto, 0,1% abaixo do registrado em julho, segundo informações do departamento de estatísticas do país (NBS).

Neste mês novamente não foram divulgados dados de desemprego por idade. Os empregados trabalharam, em média, 48,7 horas semanais. As informações são da Agência CMA.

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!