Porto Alegre, 22 de outubro de 2024 – A produção de etanol dos Estados Unidos aumentou 3,5% na semana encerrada em 17 de outubro, atingindo 1.112 mil barris diários (*), ante 1.074 mil barris na semana anterior (10), segundo dados da AIE (Administração de Informação de Energia).
Já os estoques de etanol dos Estados Unidos caíram 3,1%, passando de 22,6 milhões de barris para 21,9 milhões no mesmo período comparativo.
O país exportou 130 mil barris de etanol nessa última semana, ante 108 mil na semana anterior, alta de 20%.
A produção média diária de etanol voltou a crescer na última semana, aproximando-se do recorde histórico, com o aumento das vendas de exportação impulsionando a demanda pelo combustível. A alta em relação á semana anterior foi de 38.000 barris por dia, elevando a produção diária ao seu nível mais alto desde que o recorde de 1,12 milhão de barris por dia fora estabelecido em junho.
Enquanto isso, os estoques de etanol estão em queda, ficando abaixo da marca de 22 milhões de barris pela primeira vez desde outubro do ano passado após caírem 709.000 barris em relação à semana anterior.
Analistas consultados pelo The Wall Street Journal não esperavam que a produção aumentasse tanto, com o limite superior das previsões fixando o número diário em 1,093 milhão de barris por dia. Os estoques também não foram projetados para cair tanto quanto caíram, com o limite inferior das projeções em 22 milhões de barris.
As vendas mais fortes de etanol dos EUA no exterior são vistas como o principal impulsionador dos movimentos desta semana. Nos primeiros sete meses de 2025, cerca de 13% do etanol produzido nos EUA foi vendido para o exterior, com o Canadá ainda sendo o maior comprador, mas a Holanda quase dobrou sua entrada de barris americanos, de acordo com dados da AIE/EIA.
“Alguns dos portos comerciais mais movimentados da Europa estão na Holanda”, afirmou a EIA em um relatório separado. A agência acrescenta que, à medida que a Holanda aumentou as importações de etanol combustível dos EUA, também aumentou as exportações para o Reino Unido, França e Irlanda.
(*) Cada barril equivale a 159 litros.
Com informações da Dow Jones.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA





