São Paulo, 7 de janeiro de 2026 – A Brava Energia (BRAV3) divulgou dados de produção preliminares e não auditados do mês de dezembro de 2025. A companhia encerrou o ano passado com produção média de 81,3 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), um aumento de 46% em relação ao ano anterior, com destaque para Papa-Terra e Atlanta, que registraram os seus melhores resultados anuais históricos de produção e eficiência operacional. No 4T25, a Brava registrou produção média de 76,8 mil boed. O resultado no trimestre foi impactado por manutenções programadas em ativos do portfólio e não reflete a capacidade atual de produção da companhia. No trimestre anterior, a produção foi de 91,8 mil boed.
No mês de dezembro, a companhia registrou produção média de 74,6 mil boed, alta de 6,0% em relação ao mês anterior. O resultado do mês é justificado pelo retorno de Atlanta e Papa-Terra para patamares normalizados de produção, após manutenção programada e intervenções durante o mês de novembro, parcialmente compensado pela parada programada em Parque das Conchas, pela interdição temporária de instalações em Potiguar e a redução na demanda de gás em Manati.
A companhia disse que a produção deve ser retomada ainda em janeiro no campo de Manati, onde produz gás não associado, permitindo a variação da produção conforme demanda e necessidade do mercado.
No campo de Potiguar, o resultado mensal reflete parte do impacto da interdição temporária de instalações da região, decorrente de auditoria conduzida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em setembro, e intervenções regulares nos sistemas de produção ocorridas durante o mês de dezembro.
No Parque das Conchas (BC-10), a produção foi paralisada para execução de manutenção programada na segunda quinzena de novembro. A estimativa atualizada do operador é de que a produção seja retomada ainda em janeiro.
A Brava é operadora dos ativos Potiguar, Recôncavo, Papa-Terra, Atlanta e Peroá, bem como detém participação não-operada de 35% em Pescada, 45% no Campo de Manati, ambos operados pela Petrobras, e 23% em Parque das Conchas, este operado pela Shell.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

