Porto Alegre, 4 de março de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a primeira quinzena de março deve ser marcada por chuvas recorrentes no Brasil.
O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, destaca que há previsão de chuvas hoje, em forma de pancadas, sobre o Mato Grosso e Goiás, com um grande nebulosidade presente sobre toda a faixa Oeste e Norte do Brasil. Algumas chuvas também estarão ocorrendo entre o Paraguai, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o norte da Argentina. Somente não há previsão de chuvas hoje e amanhã para o interior de São Paulo e o noroeste de Mato Grosso do Sul.
Em grande parte da Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul o tempo começa a se firmar após a passagem de uma frente fria, embora ainda haja nebulosidade sobre Santa Catarina, o Paraná e a faixa central do Brasil, onde pode haver precipitações recorrentes. Também deve chover bem no Acre, Amazonas, partes da Bolívia, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Minas Gerais. A partir de quarta-feira deve começar a chover bem de novo em São Paulo. com o avanço da frente fria.
No Sul do Brasil, o tempo abre bem a partir de quarta-feira, com o deslocamento da frente fria para o Oceano Atlântico. Marco afirma que, de uma forma geral, a tendência é que as condições se mantenham favoráveis às chuvas em grande parte da faixa central do Brasil, pegando áreas também do Matopiba e até do interior do Nordeste.
No final de semana, no dia 8, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e leva chuvas recorrentes para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul. Depois ela se desloca pela costa da região Sudeste e Nordeste, levando chuvas também e deixando o tempo bastante instável em toda a faixa central e norte do país. Segundo Marco, a primeira quinzena de março será marcada por chuvas recorrentes em todo o Brasil.
Na terceira semana de março, a tendência é de haja uma continuidade das chuvas em grande parte do Brasil, embora mais concentradas sobre a faixa central e norte, e com menores volumes para o interior do nordeste.
Já na virada do mês de março para o começo de abril, as chuvas devem começar a diminuir gradativamente nas regiões centrais, ficando mais concentradas no sul e no extremo norte do Brasil.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA