Porto Alegre, 28 de outubro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos 15 dias deverão ser marcados por chuvas maia frequentes pelo Brasil.
Nos últimos cinco dias, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que chuvas foram registradas em parte do Centro-Sul, no Tocantins e na Bahia, pegando áreas de plantio de soja e de milho, lavouras de café e de cana-de-açúcar.
Hoje, chuvas estão previstas na parte central do Brasil, bem como no decorrer da semana, atingindo áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. No norte do Brasil, no sul do país e no sul do Paraguai o tempo deve ficar mais aberto durante a semana. Ainda assim, algumas instabilidades poderão ocasionar chuvas em áreas do Tocantins, Piauí, Maranhão e oeste da Bahia.
Entre o final de outubro e na primeira semana de novembro, Santos diz que a tendência é de que os volumes de chuvas ganhem força pelo país. Uma nova frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul no começo da semana que vem e provocará chuvas, levando instabilidades para boa parte do país.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai deverá tem um tempo mais aberto durante a semana, embora pancadas eventuais de chuvas não estejam descartadas devido ao aumento das temperaturas. Nos próximos quatro dias, pode haver uma boa elevação das temperaturas na região do Chaco.
Ludmila comenta que uma nova frente fria deve avançar pelo Paraguai no começo de novembro, levando chuvas para áreas do sul, centro e norte do país.
Também são esperadas chuvas para o país na segunda semana de novembro, muito embora um intervalo entre sete a dez dias nas precipitações poderão ser comuns no país ao longo do próximo mês.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA