São Paulo, 29 de setembro de 2022 – O Banco Central (BC) reduziu a previsão para a inflação em 2022 em 3 pontos porcentuais (pp), para 5,8%, segundo dados divulgados na edição de setembro do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). A previsão está 2,3 pp acima do centro da meta prevista para este ano.
A previsão para a inflação no ano que vem aumentou em 0,6 pp, para 4,6%, ficando 1,35 pp acima do centro da meta, enquanto a projeção de inflação para 2024 passou de 2,7% em junho para 2,8%, ficando 0,2 ponto abaixo do centro da meta estipulada.
Segundo o relatório, os Principais fatores de revisão para cima na inflação são a hipótese de retorno da tributação federal sobre combustíveis no início de 2023; a depreciação cambial; o crescimento das expectativas de inflação da pesquisa Focus para 2023 e 2024; e os indicadores de atividade econômica mais fortes do que o esperado.
O relatório destaca como principais fatores de revisão para baixo a redução da tributação sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações; a queda no preço de commodities, especialmente petróleo; a trajetória mais elevada da taxa Selic da pesquisa Focus; o comportamento da incerteza econômica, medida pelo IIE‑Br, em valores superiores aos considerados nas projeções; e a perspectiva de desaceleração econômica global.
O BC aponta como fator cujo efeito depende do ano‑calendário a hipótese de bandeira verde para dezembro de 2022, reduzindo a projeção para esse ano, e bandeira amarela para dezembro de 2023, aumentando a projeção para 2023.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Dylan Della Pasqua / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA