São Paulo, 18 de dezembro de 2025 – O Banco Central (BC) elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 2% para 2,3%, na edição de dezembro do Relatório de Política Monetária (RPM). Para 2026, a projeção de alta foi elevada de 1,5 para 1,6%%.
Segundo o relatório, a alteração na projeção de crescimento do PIB em 2025 reflete a surpresa ligeiramente positiva no terceiro trimestre, a reavaliação do desempenho esperado para o quarto trimestre. “Essa revisão foi particularmente relevante para a atualização da projeção da agropecuária. Para a indústria e o setor de serviços, o impacto agregado das revisões das séries foi pequeno, embora significativo em alguns segmentos específicos”.
A projeção para os setores menos cíclicos foi elevada, refletindo, principalmente, revisões altistas na agropecuária e na indústria extrativa, parcialmente compensadas pela redução na previsão para serviços de intermediação financeira. A previsão para os setores mais cíclicos também avançou, com aumento nas estimativas para construção, indústria de transformação e algumas atividades mais cíclicas do setor de serviços.
A estimativa de crescimento anual da agropecuária passou de 9,0% para 11,0%. Como mencionado, o aumento reflete, principalmente, a revisão da série histórica, que elevou em 2,1 p.p. a variação do setor no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o resultado do terceiro trimestre trouxe uma surpresa positiva para o setor.
A previsão para a indústria foi ajustada de 1,0% para 1,6%, com elevação nas estimativas para todos os segmentos.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA

