Pressão inflacionária impactou resultados da Raízen no 3T22

840
raízen

Porto Alegre, 26 de novembro de 2022 – A Cosan S.A. (B3: CSAN3; NYSE: CSAN) divulgou seus resultados referentes ao 3T22 (julho, agosto e setembro).

Segundo a companhia, o lucro líquido ajustado do período atingiu R$ 266 milhões, caindo 50% em relação ao terceiro trimestre da safra 2021/22 “em razão do impacto dos efeitos extraordinários no período comparativo, além da queda do resultado da Raízen, parcialmente compensado pelo resultado dos demais negócios do grupo”.

Em teleconferência com analistas para avaliar os resultados do 3T22, o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, falando sobre a Raízen, destacou que o crescimento da receita e maior volume de comercialização de bioenergia não foram suficientes para neutralizar o menor volume próprio vendido e a pressão inflacionária nos custos e despesas, que impactaram negativamente o resultado do período.

No segmento Açúcar, o EBITDA ajustado mais que dobrou, como reflexo da maior participação na venda direta e preços superiores. Já o resultado em Marketing & Serviços caiu neste trimestre. No Brasil, a operação da Raízen foi impactada principalmente pela dinâmica de mercado de combustíveis, com a queda sucessiva e atípica de preços afetando os estoques, e pela cotação dos créditos de carbono CBios.

Conforme o executivo, o resultado da operação da Raízen na América Latina ficou em linha com o mesmo período do ano anterior, reflexo do maior volume de vendas e da eficiência operacional, que foram parcialmente compensados pela maior pressão da inflação e do câmbio.

“Além disso a Raízen seguiu avançando na geração de negócios, em linha com sua estratégia de crescimento. Assim, gostaria de destacar aqui o anúncio do contrato de comercialização de E2G (etanol de segunda geração) com a Shell, em conjunto com a construção de cinco novas plantas para atender essa demanda”, disse Guimarães.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA