São Paulo, SP – O Grupo Casas Bahia divulgou na noite de ontem o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com prejuízo líquido de R$ 452 milhões, queda de 54,8% em relação ao prejuízo líquido registrado no mesmo período de 2023 (4T23). Em 2024, o prejuízo líquido foi de R$ 1,045 bilhão, recuo de 60,2% em comparação ao prejuízo de R$ 2,625 bilhões registrado em 2023.
No 4T24, o Ebitda ajustado foi de R$ 640 milhões, alta de 300% em relação ao 4T23, com margem Ebitda ajustada de 8%, alta de 5,8 pontos percentuais em relação ao 4T23. Em 2024, o Ebitda ajustado foi de R$ 1,970 bilhão, alta de 59,2% em relação a 2023, com margem Ebitda ajustada de 7,2%, alta de 2,9 p.p em relação a 2023.
A receita líquida consolidada foi de R$ 7,9 bilhões, alta de 7,6% em comparação ao 4T23. Em 2024, a receita líquida foi de R$ 27,2 bilhões, queda de 5,7% em relação a 2023.
A companhia encerrou 2024s com geração do fluxo de caixa livre de R$ 1 bilhão vs. R$ 648 milhões em 2023 (melhor resultado dos últimos 5 anos), reflexo principalmente da retomada das vendas, rentabilidade, das melhorias operacionais de perdas, demandas trabalhistas, monetização de impostos e das melhorias do reperfilamento e novas captações
O GMV total em relação ao 4T23 apresentou crescimento de 9,9%. O GMV omnicanal do 1P foi maior em 7,5%, composto por um crescimento de 16,1% nas lojas físicas e redução de (9,6%) no online. Por outro lado, o GMV do 3P cresceu 23,7% no período, crescendo em todos os trimestres deste ano. O e-commerce, 1P online + 3P, totalizou R$ 4,8 bilhões, superior em 1,7% vs. 4T23.
O GMV bruto de lojas físicas foi de R$ 7,3 bilhões, crescendo 16,1% mesmo ainda afetada pela redução de categorias e fechamento de lojas. A receita bruta foi de R$ 6,6 bi, crescimento de 16% vs. 4T23. A performance das lojas, em evolução, vem também tendo destaque de rentabilidade, principalmente pela maior penetração de crédito e serviços nas vendas, aumento de 1,2p.p. vs. 4T23. O desempenho no conceito mesmas lojas (GMV) foi de +17,1% no 4T24, seguindo clara tendência positiva de aceleração ao longo do ano (Gráfico SSS). No 4T24 houve fechamento de 8 lojas,
totalizando de 1.064 lojas
O crediário é um serviço rentável no canal físico e online (1P e 3P) e de oportunidade de compras para a população que possui pouco ou não tem acesso a crédito. No 4T24 a carteira do crediário cresceu 15% a/a e atingiu R$ 6,2 bilhões. Nas lojas, a penetração foi de 23,8% vs. 22,3% no 4T23. No 1P online a participação do crediário digital foi de 8,4% vs. 5,6% no 4T23, enquanto no 3P foi de 9,7% das vendas vs. 5,0% e está habilitado para +3.600 sellers.
Foi observado uma contínua redução na despesa de PDD em relação a carteira e a cobertura mais que supera as perdas. A taxa over 90 foi de 8%, melhor em 1,4p.p. vs. 4T23 e 0,4p.p. vs. 3T24, refletindo a tendência na qualidade da carteira. O nível de perda sobre a carteira ativa foi de 4,6%, dentro da média histórica, corroborando os demais indicadores no crediário.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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