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Prejuízo líquido da Gol recua 60,8% no 2° trimestre de 2025

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São Paulo, SP – A Gol divulgou o balanço do segundo trimestre de 2025 (2T25), com prejuízo líquido de R$ 1,532 bilhão, queda de 60,8% em relação prejuízo líquido de R$ 3,9 bilhões registrado no mesmo período do ano passado (2T24). No primeiro semestre, o prejuízo líquido foi de R$ 155 milhões, alta de 28,7% em comparação ao primeiro prejuízo líquido do primeiro semestre de 2024 (1S24).

“No primeiro semestre de 2025, atingimos nosso recorde histórico de bases operadas com frota própria, reforçando a reconstrução da oferta e aproveitando sua forte presença em hubs estratégicos no Brasil. A maior capilaridade de voos somada ao Foco no Cliente e à sua liderança em pontualidade no Brasil por seis meses consecutivos, fez com que a Gol atingisse seu recorde em clientes transportados no período pós pandemia para um segundo trimestre, confirmando a trajetória da companhia dentro do seu planejamento para 2025”, destacou a Gol.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente foi de R$ 1,1 bilhão, alta de 67,7% em relação ao 2T24. No primeiro semestre, o Ebitda recorrente foi de R$ 2,6 bilhões, alta de 34,5% em comparação ao 1S24. A margem Ebitda recorrente chegou a 23,4%, alta de 6,3 pontos percentuais em relação ao 2T25. No primeiro semestre, a margem Ebitda recorrente foi de 25,5%, alta de 2,6 p.p em comparação ao 1S24.

A receita líquida foi de R$ 4,8 bilhões, alta de 22,9% em relação ao 2T24. No primeiro semestre, a receita líquida foi de R$ 10,4 bilhões, alta de 21% em comparação ao 1S24. Esse desempenho reflete a combinação entre o crescimento de 19,2% do ASK (decorrente da expansão de frota e da maior oferta de voos) e o aumento de 3% do RASK (receita por assento-quilômetro) comparado com o segundo trimestre do ano anterior, alcançando 42,5 centavos, indicando a capacidade da Companhia em capturar e incrementar a rentabilidade. O Crescimento da oferta internacional foi de 62,1% e no mercado doméstico chegou a 13,3%, refletindo a expansão estratégica da malha e maior conectividade nacional e internacional.

O PRASK atingiu 38 centavos, um aumento de 4,1% no mesmo período, refletindo a capacidade da Companhia de crescer a receita de forma sustentável. As unidades de negócio Smiles e GOLLOG continuaram a contribuir de forma relevante para o desempenho da Companhia, com um aumento de 13,2% nas outras receitas (vs 2T24).

A liquidez da Companhia atingiu R$ 5,4 bilhões no final do 2T25, sendo R$ 3,5 bilhões em caixa disponível e R$ 1,9 bilhão em recebíveis de cartão de crédito, representando 26,0% da receita dos últimos doze meses. Em 30 de junho de 2025, os Empréstimos e Financiamentos contabilizados da GOL eram de R$ 16,6 bilhões. O passivo total de arrendamento era de R$ 10,2 bilhões. A dívida bruta total do 2T25 foi de R$ 26,4 bilhões, apresentando uma redução de 9,9% quando comparada ao 2T24. A relação dívida líquida ajustada/EBITDA UDM atingiu 3,7x em 30 de junho de 2025, refletindo as negociações dentro do processo de Chapter 11 e sua nova estrutura de capital.

Desde o 2T24, a Gol devolveu 12 aeronaves Boeing NGs e recebeu 10 737-MAX, além de 2 cargueiros dedicados. Esse movimento resultou em um acréscimo líquido de 20 aerovanes operacionais, reduzindo o número de aeronaves não operacionais frente ao 2T24, mantendo sua estratégia alinhada ao plano sustentável de recomposição de capacidade.

Em 30 de junho de 2025, a Gol possuía uma frota total de 141 aeronaves Boeing, sendo 57 737-MAX, 76 737- NG e 8 cargueiros 737-800BCF. A frota da Companhia é 100% composta por aeronaves narrowbody da família Boeing 737, sendo 97% financiadas por meio de arrendamentos operacionais e 3% financiadas por meio de arrendamentos financeiros.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

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