Preços gaúchos do arroz sobem quase 12% em agosto e mercado espera até onde podem chegar

871

Porto Alegre, 1 de setembro de 2023 – Os indicativos do arroz continuam em ascensão e a principal incerteza no mercado atualmente é determinar até onde os preços podem chegar. “O litoral norte gaúcho tem sido palco de uma demanda robusta, com rumores de negociações chegando ao patamar de R$ 110,00 por saca de 50 quilos”, exemplifica o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.

A restrição no lado da oferta tem sido observada até mesmo dos carregamentos provenientes do Paraguai para o Brasil, onde se observam dificuldades crescentes para concretizar novas remessas. “Entretanto, o atual cenário de exportações brasileiras dá sinais de desaceleração”, pondera o analista.

“Essa redução nos negócios internacionais pode atuar como um contrapeso ao forte ritmo de alta que temos observado”, lembra Oliveira. Por enquanto, as transações reportadas são apenas de carregamentos negociados no mês anterior, sem notícias de novos acordos. “A onda já chegou até ao fardo do produto beneficiado, começando a romper a barreira do varejo que não admitia repasse de valores sobre a matéria-prima, pelas indústrias”, acrescenta.

Veja mais sobre o mercado de arroz

A média da saca de 50 quilos de arroz em casca no Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, encerrou cotada a R$ 98,00, apresentando um avanço de 1,94% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, havia alta de 11,87%. E um aumento de 28,11% quando comparado ao mesmo período de 2022.

Nesta semana, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou a área a ser plantada com arroz no estado gaúcho, que deve aumentar na safra 2023/24 diante da expectativa de bons volumes de chuva em função do fenômeno El Niño. Com isso, o plantio de soja em áreas baixas pode sofrer uma leve queda no estado, cedendo espaço ao arroz irrigado.

Neste contexto, a estimativa é que as lavouras de arroz alcancem 902,4 mil hectares no Rio Grande do Sul, crescimento de 7,5% em relação aos 839,9 mil hectares registrados na safra 2022/23.

Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2023 – Grupo CMA