Porto Alegre, 23 de outubro de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram a sessão desta segunda-feira em queda, com os investidores acompanhando os esforços diplomáticos de diversas nações para conter o conflito entre Israel e o Hamas.
Líderes da União Europeia estão fazendo um apelo por uma “pausa humanitária” no conflito, buscando permitir a entrega de assistência às populações palestinas em Gaza. Além disso, líderes da França e dos Países Baixos têm programadas visitas a Israel ao longo desta semana. Adicionalmente, comboios de ajuda já começaram a chegar à Faixa de Gaza, vindo do Egito durante o fim de semana.
Em um movimento adicional em direção à solução diplomática, líderes árabes e ministros das Relações Exteriores se reuniram em uma cúpula no Cairo para buscar soluções que possam conter o conflito.
Apesar dos esforços diplomáticos em andamento, Israel continuou a realizar bombardeios em Gaza, lançando ataques aéreos sobre o sul do Líbano durante a noite.
“O risco iminente ao fornecimento parece ter diminuído”, diz Phil Flynn, analista da Price Futures Group. “As pessoas estão reduzindo suas posições até verem como isso se desenrola”, completa.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para novembro caiu 2,25%, cotado a US$ 86,09 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro recuou 1,86%, cotado a US$ 90,43 o barril.
As informações partem da Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA