Porto Alegre, 5 de julho de 2023 – As lavouras de trigo apresentam um bom desempenho e preços ruins nos municípios que compõe o núcleo regional de Cornélio Procópio do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná. De acordo com o engenheiro agrônomo André de Oliveira, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, a área de cultivo alcançou os 120 mil hectares, superando a safra anterior em cerca de 20%.
A projeção para a produtividade nesta temporada segue em 2.790 quilos por hectare, não havendo expectativas de mudanças significativas. As lavouras se dividem entre as fases de desenvolvimento vegetativo (10%) e floração (90%).
“Foi observada a presença de pulgões, mas sem incidências significativas que prejudicassem as lavouras. Também foram notificadas manchas amarelas e septoriose (fungo) nas folhas das plantas. Porém, as ocorrências são comuns na região e têm sido bem controladas”, afirmou Oliveira.
As últimas semanas tiveram chuvas intensas, que ultrapassaram a média histórica para o mês de junho. Para o desenvolvimento adequado, espera-se que ocorra mais uma chuva neste momento, com previsão apenas para hoje e amanhã.
Os produtores estão preocupados com os preços do trigo, que estão muito baixos no mercado. Por conta disso, a comercialização está mais atrasada. A colheita deve iniciar no final de agosto, enquanto a maior parte se concentrará em setembro. Já as plantas mais tardias devem ser colhidas no mês de outubro.
O clima tem permitido que os agricultores realizem os trabalhos de campo de forma adequada. A meteorologia prevê a continuidade das condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras nos próximos dias, sem previsão de chuvas.
Oliveira vê os produtores ansiosos para que o mês de julho passe sem a ocorrência de geadas. O risco é considerado mínimo para o mês de agosto.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA