Preço do arroz volta a mostrar reação e saca gaúcha chega a R$ 67

809

     Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2022 – O mercado brasileiro de arroz mostrou mais uma semana de recuperação nos preços. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou o dia 3 de fevereiro cotada a R$ 67,01, alta de 5,14% em relação a semana passada, 7,45% mais alto frente ao mesmo período do mês anterior e 24,66% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado.

     “Nesta quinta-feira, o mercado doméstico voltou a apresentar fortes elevações nas indicações de vendas de arroz por parte de produtores”, relata o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana. “As atenções voltadas para os cuidados com o desenvolvimento da safra, somada a diminuição da oferta devido a postura defensiva por parte de produtores, que apostam em possíveis reduções de produtividade com a seca no estado, dão suporte aos preços”, explica.

     De um lado, há restrição vendedora, visto que esses agentes aguardam patamares superiores para novas negociações. De outro, há maior interesse comprador, visando repor estoques. “Além disso, compradores apontam dificuldade de importar o produto do Paraguai, o que acabou elevando o interesse pelo cereal nacional”, acrescenta Viana.

     As exportações também dão suporte para que os preços contem com este novo fôlego. “Os problemas logísticos causados pela falta de containers, que teve grande impacto no ano de 2021, começam a se normalizar e trazem suporte para que as exportações do arroz brasileiro, que apresenta preços competitivos, voltem a crescer neste ano de 2022”, pondera o analista.

     As próximas semanas do mercado de arroz devem contar com novas elevações de preços, ainda que limitadas pela aproximação da colheita da safra no Rio Grande do Sul. “A exportação vem apresentando maiores volumes nas últimas semanas, o que também favorece as cotações”, finaliza Viana.

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA