Porto Alegre, 23 de dezembro de 2021 – Os preços do arroz em casca dão sinais de estancamento da trajetória de baixa no final deste ano, após meses em queda. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do grão em casca fechou o dia 21 de dezembro cotada a R$ 62,22. Ainda tinha uma queda de 34,95% frente ao ano anterior.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, essa interrupção das quedas pode ser creditada ao melhor desempenho das exportações e ao fato de que o arroz gaúcho está muito abaixo das indicações de mercado internacional. “Contudo, em virtude da proximidade da colheita da próxima safra e do fato de ainda existirem bons volumes para serem negociados, o espaço para recuperação é pequeno”, lamenta.
O plantio da safra nacional se encaminha para a reta final. “Além disso, os primeiros lotes de produto paraguaio estarão disponíveis no mercado entre o final deste ano e o início do próximo”, lembra. “É interessante destacar que com preços já bastante achatados, a tendência é que a pressão de ingresso de safra, que ocorre entre março e abril, seja menos intensa”, adverte. Normalmente, o mercado recua até os níveis de paridade de exportação. Na atual temporada, as cotações já estão abaixo dessa linha no período de entressafra.
O ano de 2021 foi marcado por uma safra positiva de arroz no Rio Grande do Sul, com uma produtividade de 9 mil quilos por hectare, o que trouxe tranquilidade ao mercado em relação ao abastecimento. Os altos custos de produção, no entanto, ainda são uma grande preocupação do setor arrozeiro, que vem buscando alternativas junto ao governo Federal.
Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA