Preços do trigo caem no Brasil, mas pontas seguem distantes e negócios são pontuais

551

Porto Alegre, 5 de agosto de 2022 – Os preços do trigo caíram nesta semana no Brasil. No Paraná, a queda foi maior do que no Rio Grande do Sul, em virtude da proximidade da colheita. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, as indicações são nominais, uma vez que o mercado segue sem negócios relevantes. As pontas estão distantes em suas pedidas.

Conab

O plantio de trigo da safra 2022 atingiu 98,1% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados colhidos até 30 de julho. Na semana anterior, o plantio atingia 96,6%. Em igual período do ano passado, a semeadura atingia 100% da área.

Deral

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que 1% das lavouras de trigo estão na fase de maturação. As demais estão em frutificação (21%), floração (34%) e desenvolvimento vegetativo (44%). A área é estimada em 1,171 milhão de hectares, contra 1,226 milhão de hectares em 2021, queda de 4%. Segundo o Deral, 89% das lavouras de trigo apresentam boas condições de desenvolvimento, 10% situação média e 1% estão ruins. No dia 25 de julho, 91% das lavouras tinham boas condições, 8% situação média e 1% ruins, entre as fases de crescimento vegetativo (58%), floração (31%) e frutificação (11%).

Emater

O plantio do trigo atinge 98% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegavam a 93%. Em igual momento do ano passado, eram 100%. A média dos último cinco ano para o período é de 100%. A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. Avançou a implantação da cultura para 93% da área. Iniciou a floração em pequenas áreas implantadas inicialmente. As lavouras em geral apresentam bom desenvolvimento, avançando para a floração nas regionais de Frederico Westphalen e de Santa Rosa.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA