O PIB dos países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu 0,4% no segundo trimestre de 2025 ante o trimestre anterior, segundo o relatório trimestral publicado pela entidade hoje mais cedo. No trimestre anterior, o PIB havia crescido 0,2%.
Segundo a OCDE, os Estados Unidos contribuíram mais para o crescimento econômico do bloco no período, com o PIB voltando a crescer 0,7% no 2T25, após uma contração de 0,1% no no primeiro trimestre. A recuperação foi amplamente atribuída a uma acentuada queda de 10,3% nas importações de bens dos EUA no segundo trimestres, após um salto de 11% no primeiro trimestre, provavelmente influenciado por mudanças previstas nas tarifas comerciais.
No Reino Unido o crescimento desacelerou de 0,7% para 0,3%, em grande parte devido a uma contração de 1,1% nos investimentos no segundo trimestre, após crescimento de 2,0% no trimestre anterior. O PIB passou a ser negativo na Alemanha, caindo de 0,3% no primeiro trimestre, para -0,3% no segundo. A contração do PIB alemão no segundo trimestre foi causada principalmente por uma queda nas exportações de bens (-0,6%, após 3% no primeiro trimestre).
No restante da OCDE, o quadro foi igualmente misto. Dos 23 países com dados disponíveis, 13 registraram taxas de crescimento mais altas em comparação com o trimestre anterior. Na zona do euro, o PIB subiu 0,1%, e no Japão, o crescimento foi de 0,3%.

