Porto Alegre, 12 de agosto de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre de 2020 caiu 20,4% na comparação com o trimestre anterior, maior queda já registrada, de acordo com dados preliminares divulgada pelo departamento nacional de estatísticas.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB recuou 21,7% de abril a junho de 2020. A economia britânica entrou em recessão, ao recuar pelo segundo trimestre consecutivo. No primeiro trimestre deste ano, o PIB havia encolhido 2,2% em base trimestral e 1,7% em base anual.
“Esta é a maior contração trimestral na economia do Reino Unido desde os registros trimestrais do escritório de estatísticas começaram em 1955 e reflete as contínuas restrições de saúde pública e as formas de distanciamento social voluntário que foram implementados em resposta à pandemia do novo coronavírus”.
A produção industrial caiu 16,9% no segundo trimestre em base trimestral, após a queda de 1,5% no primeiro trimestre. No setor manufatureiro, houve queda de 7,3%, após a baixa de 2,1% no trimestre anterior.
O setor de serviços, por sua vez, caiu 19,9% em relação ao trimestre anterior, após a queda de 2,3%, enquanto o segmento de construção teve queda de 35,0% no segundo trimestre, após cair 1,7% nos três meses anteriores.
O consumo das famílias caiu 23,1% no segundo trimestre de 2020, e foi responsável por mais de 70% da queda na medida de despesas do PIB, após cair 2,9% no trimestre anterior. Também houve quedas notáveis na formação bruta de capital fixo e gastos do governo. Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2020 – Grupo CMA