Porto Alegre, 16 de novembro de 2022 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,3% no terceiro trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, e caiu 1,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, acordo com a segunda leitura preliminar e publicada pelo gabinete do governo. A leitura veio abaixo da expectativa do mercado, que era de alta de 2,2% em base anual.
Em base anualizada, o PIB japonês caiu 0,5%, levando em consideração fatores sazonais e inflação. “A economia do Japão contraiu no terceiro trimestre, com o consumo privado e o investimento empresarial registrando resultados muito mais fracos do que os dados mais oportunos sugeriram. O crescimento deve se tornar positivo no quarto trimestre, em meio a uma recuperação no
turismo receptivo e um déficit comercial menor, mas a oitava onda de vírus e o aumento da inflação limitarão a recuperação”, afirma Darren Tay, economista para o Japão da Capital Economics.
A cotação do iene também caiu nesta quarta-feira, por conta destes resultados. “Os suspeitos de sempre são os motores da queda do PIB crescimento global fraco e inflação crescente. Além disso, o iene fraco, que recentemente caiu para mínimas de 32 anos, contribuiu para preços mais altos”, afirma Kenny Fisher, analista de mercados da Oanda. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA