Porto Alegre, 15 de agosto de 2022 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão subiu 0,5% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, e subiu 0,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, acordo com a segunda leitura revisada e publicada pelo gabinete do governo.
Em base anualizada, o PIB japonês subiu 2,2%, levando em consideração fatores sazonais e inflação. Para os analistas da ING, embora a demanda reprimida pareça ter diminuído à medida que o efeito inicial de reabertura desaparece, é altamente provável que o consumo privado seja o motor de crescimento para o resto do ano.
Leia também: Conheça os destaques do Agro na agenda da semana entre 15 e 19 de agosto
“As exportações aumentaram 0,9% no segundo trimestre, principalmente devido à sólida demanda dos Estados Unidos e da União Europeia. No entanto, a contribuição das exportações líquidas permaneceu estável, uma vez que os altos preços das commodities para as importações compensaram a maior parte da contribuição positiva das exportações”, dizem.
Produção industrial do Japão cai 2,8% em junho em base anual
O índice que mede a produção industrial do Japão caiu 2,8% em junho na comparação com o mesmo mês de 2021. Por outro lado, o índice subiu 9,2% em relação ao mês anterior. Os dados revisados foram divulgados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Os embarques das indústrias subiram 5,0% em relação a maio, mas apresentaram queda de 2,9% em relação a junho de 2021. Já os estoques subiram 1,9% na comparação mensal e subiram 4,2% na anual. As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA