O PIB da China cresceu 5,4% no primeiro trimestre em base anual, e 1,2% em base trimestral, de acordo com o departamento de estatísticas do país. A previsão do mercado era de alta de 5,2% em base anual.
Ainda segundo a institução, o PIB chinês atingiu a marca de 31,875 trilhões de iuanes (US$ 4,356 trilhões). “A China está entre as principais economias do mundo e continua a tendência de melhora e recuperação constantes”, afirma Sheng Laiyun, diretor adjunto do departamento de estatísticas do país.
Mesmo com o resultado acima do esperado, analistas veem essa subida com cautela. “Apesar de um PIB sólido no primeiro trimestre, de 5,4%, observamos que a atividade do segundo trimestre foi imediatamente impactada pela incerteza na política tarifária dos EUA. Nossa avaliação é que o choque tarifário foi causado mais pela imprevisibilidade do que pela tarifa em si. Os anúncios do presidente Trump afetaram o sentimento e a atividade empresarial”, afirmam os especialistas da ANZ.
“A economia da China superou as expectativas em todos os aspectos no primeiro trimestre, com o apoio político impulsionando o PIB e a demanda doméstica. No entanto, os ventos contrários das tarifas provavelmente exigirão mais estímulos monetários e fiscais no futuro, e esperamos que a China continue adotando as medidas necessárias para atingir a meta de crescimento ’em torno de 5%’ deste ano”, diz Lynn Song, economista chefe para a China da ING.