São Paulo, 18 de outubro de 2024 – O PIB da China subiu 4,6% no terceiro trimestre de 2024 em base anual, e subiu 0,9% em base trimestral, segundo dados divulgados ontem à noite pelo departamento de estatísticas. Os números vieram acima da previsão do mercado, que era de alta de 4,5%.
“A tendência geral de avanço sólido do desenvolvimento de alta qualidade não mudou. Nos encontramos agora numa fase crítica de transformação e modernização. A nossa principal tarefa é promover a transformação dos métodos de desenvolvimento e promover a economia no sentido de um desenvolvimento de alta qualidade. Todas as regiões e departamentos implementaram de forma completa, precisa e abrangente o novo conceito de desenvolvimento e promoveram inabalavelmente o desenvolvimento econômico de alta qualidade”, afirmou Sheng Laiyun, diretor adjunto do departamento de estatísticas chinês.
“O crescimento do PIB no terceiro trimestre e os dados mensais de setembro superaram em grande parte as expectativas no terceiro trimestre, mas os dados subjacentes mostram que ainda há trabalho a ser feito”, diz Lynn Song, economista chefe para a grande China da ING.
“Após desacelerar no segundo trimestre, a economia recuperou algum ímpeto no último trimestre. Um impulso proveniente do estímulo fiscal deve ajudar a atingir o alvo de crescimento anual por pouco neste ano e sustentar a atividade nos próximos trimestres, embora isso não impeça o crescimento de desacelerar novamente até o final do próximo ano”, afirma Zichun Huang, economista da China da Capital Economics.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA