Porto Alegre, 30 de janeiro de 2023 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha recuou 0,2% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações preliminares foram divulgadas pelo Destatis, o escritório oficial de estatísticas do país. A previsão do mercado era de alta de 0,3%.
Na comparação com o quarto trimestre de 2021, o PIB subiu 1,1%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. A previsão do mercado era de alta de 1,2%. Segundo o Destatis, especialmente as despesas de consumo privado, que apoiaram a economia alemã nos três primeiros trimestres, foram menores do que no trimestre anterior.
“Devido à contínua crise da Covid-19 e ao impacto da guerra na Ucrânia, esses resultados estão sujeitos a mais incertezas do que o normal.”, diz o Destatis.
“A queda do PIB alemão no quarto trimestre sugere que a crise energética começou a prejudicar a atividade no final do ano passado. Isso joga água fria no recente otimismo sobre as perspectivas para a zona do euro e sugere que uma recessão técnica na Alemanha e na zona do euro como um todo é mais provável do que improvável”, diz Franziska Palmas, economista sênior da Europa da Capital Economics. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA