PIB da Alemanha no 1T24 sobe 0,2% em relação ao 4T23 em leitura revisada

869
Alemanha

São Paulo, 24 de maio de 2024 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 0,2% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. A leitura revisada do PIB foi divulgada pelo Destatis, o escritório oficial de estatísticas do país. O índice veio dentro do esperado pelo mercado.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB caiu 0,2%. “Após o PIB ter declinado no final de 2023, a economia alemã começou 2024 com um crescimento positivo”, diz Ruth Brand, presidente do Destatis.

Ainda de acordo com o departamento de estatísticas alemão, apesar da inflação em declínio, o consumo final das famílias não se recuperou no 1º trimestre de 2024. Ele caiu 0,4% em relação ao trimestre anterior, após ajuste de preços, sazonalidade e calendário, com destaque para a queda do consumo final em alimentos e vestuário, por exemplo. O consumo final do governo também foi 0,4% menor do que no trimestre anterior.

“Ainda existem vários fatores cíclicos que podem estar prejudicando a atividade econômica. Os preços mais altos do petróleo como resultado dos conflitos militares em curso no Oriente Médio podem facilmente pesar novamente sobre a indústria e as exportações. Além disso, o aumento do número de insolvências e os anúncios de reestruturações de empregos por empresas individuais estão aumentando o risco de enfraquecimento do mercado de trabalho este ano. Por fim, além dos potenciais ventos contrários cíclicos, as conhecidas fraquezas estruturais da Alemanha não vão desaparecer da noite para o dia e vão limitar o ritmo de qualquer recuperação. Atualmente, esperamos que a economia alemã cresça cerca de 0,3% este ano”, afirma Carsten Brzeski, chefe de macroeconomia da ING.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA