PIB da Alemanha do ano de 2023 cai 0,3% em relação a 2022

497

Porto Alegre, 15 de janeiro de 2024 – O PIB da Alemanha em 2023 caiu 0,3% em relação a 2022, de acordo com o Destatis. Em 2022, o PIB havia crescido 1,8%.

A evolução do valor agregado bruto foi diferente nos setores econômicos individuais em 2023. A produção econômica na indústria de transformação (excluindo a construção) caiu significativamente, em 2%, no geral. “O fator decisivo para isso foi uma produção muito menor no setor de fornecimento de energia”, segundo o instituto.

A manufatura, que representa quase 85% da indústria transformadora (excluindo construção), também ficou no vermelho (-0,4%) em 2023. Os impulsos positivos vieram principalmente da indústria automobilística.

Em contraste, a produção e a criação de valor nas indústrias com utilização intensiva de energia, como as indústrias química e metalúrgica, caíram novamente depois de a produção econômica nestas indústrias já ter reagido de forma particularmente forte ao aumento dos preços da energia em 2022.

“O desenvolvimento econômico em geral vacilou na Alemanha em 2023, num ambiente que continua a ser marcado por múltiplas crises”, disse Ruth Brand, do Destatis.

“As condições recessivas que persistem desde o final de 2022 parecem destinadas a continuar este ano. Admitidamente, a recente queda na inflação deve proporcionar algum alívio para os lares, mas os investimentos residenciais e empresariais provavelmente irão contrair, a construção está caminhando para uma acentuada queda e o governo está apertando a política fiscal de forma acentuada. Prevemos um crescimento do PIB nulo em 2024”, diz Andrew Kenningham, economista chefe para a Europa da Capital Economics.

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA