Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2024 – Os preços dos contratos futuros do petróleo bruto subiram na quarta-feira, com os responsáveis do Federal Reserve indicando que as taxas de juro provavelmente atingiram o seu pico.
As autoridades do Fed concordaram durante a reunião de janeiro do banco central que as taxas de juros provavelmente atingiram o pico, de acordo com a ata do processo divulgada na quarta-feira. Os responsáveis também concordaram, em geral, que as taxas não deveriam ser reduzidas até que tivessem mais confiança de que a inflação estava sob controle.
O mercado reduziu as suas expectativas sobre quando a Fed reduzirá as taxas, uma vez que a inflação continua teimosa nos Estados Unidos, com um primeiro corte agora geralmente esperado em junho, em vez de março ou maio. Taxas de juro mais baixas normalmente estimulam o crescimento econômico, o que alimenta a procura de petróleo bruto.
O petróleo bruto dos Estados Unidos e o índice de referência global caíram mais de 1% na terça-feira, com os comerciantes realizando lucros após a recuperação do mercado de petróleo na semana passada, com o Oriente Médio mais uma vez parecendo à beira de um conflito mais amplo.
Os preços do petróleo consideraram o dia de ontem como um dia de correção, inspirado pela falta de quaisquer novas notícias de conflito provenientes dos pontos de conflito mundiais, uma vez que os mercados tiveram de se decidir sobre o que estava a incomodar o mundo macro, escreveu John Evans, analista da corretora de petróleo PVM, em uma nota na quarta-feira.
As tensões continuaram a ferver no Oriente Médio esta semana depois que Israel lançou ataques aéreos contra o Hezbollah no Líbano, militantes Houthi atacaram outro navio de carga na segunda-feira e enquanto o Irã agora culpa Israel pelas explosões que atingiram um gasoduto de gás natural na República Islâmica em 14 de fevereiro.
O enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Brett McGurk, irá ao Cairo na quarta-feira para continuar as negociações sobre um cessar-fogo temporário em Gaza em troca da libertação de reféns pelo Hamas. A administração Biden quer um cessar-fogo antes do início do Ramadã, que começa em 10 de março, após o pôr do sol. Os Estados Unidos alertaram Israel contra uma invasão terrestre da cidade de Rafah, no sul de Gaza, sem um plano credível para proteger os civis ali. O membro do gabinete de guerra israelense, Benny Gantz, prometeu no domingo que Israel invadirá Rafah se o Hamas não libertar os reféns restantes até o Ramadã.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para abril subiu 1,05%, cotado a US$ 77,85 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançou 0,63%, cotado a US$ 82,02 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Copyright 2024 – Grupo CMA