São Paulo, 28 de março de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta pela segunda sessão consecutiva, à medida que um desacordo entre o Iraque e as autoridades curdas se intensificam, o que reduziu as exportações da região, enquanto os temores de um colapso bancário diminuem.
O mercado também minimizou as preocupações de um acúmulo de navios de petróleo ao longo da costa da França, já que greves generalizadas forçaram a maioria dos fabricantes de combustível do país a interromper as operações. A forte demanda asiática pelos barris continua impedindo que os preços caiam.
As importações de petróleo da China devem aumentar 6,2% em 2023, para 540 milhões de toneladas, mostrou uma previsão anual de uma unidade de pesquisa da China National Petroleum Corp.
Embora o petróleo tenha se recuperado das mínimas recentes à medida que o setor bancário se estabiliza, ele permanece a caminho de um quinto declínio mensal em meio a preocupações com uma potencial recessão nos Estados Unidos e fluxos de energia russos resilientes. A maioria dos observadores do mercado ainda está apostando que a recuperação da China acelerará e impulsionará os preços no final deste ano, à medida que a demanda se recupera.
Também dá suporte ao petróleo o anúncio de ontem de que o First Citizens BancShares adquirirá depósitos e empréstimos do falido Silicon Valley Bank (SVB), o que estimulou o otimismo sobre o setor bancário e elevou as ações dos bancos europeus.
Os traders agora passam a monitor os estoques de petróleo referentes à semana passada, que serão divulgados pela API (American Petroleum Institute). Uma pesquisa preliminar feita pela agência de notícias Reuters indica que houve um aumento de 200 mil barris por dia (bpd) na semana anterior.
Enquanto isso, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, conhecidos como Opep+, não está mostrando sinais de ajustar a produção de petróleo quando se reunir na próxima semana, segundo analistas ouvidos pela Reuters. O cartel deve manter o curso em meio à turbulência nos mercados financeiros.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para maio subiu 0,54%, cotado a US$ 73,20 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para maio avançou 0,68%, cotado a US$ 78,65 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA